string(2664) "Autoridades lamentam o falecimento de Dona Olinda mãe de Padre Josimo Tavares - Correio do Bico" Autoridades lamentam o falecimento de Dona Olinda mãe de Padre Josimo Tavares - Correio do Bico

Aguarde, carregando...

Autoridades lamentam o falecimento de Dona Olinda mãe de Padre Josimo Tavares

Por REDAÇÃO CORREIO DO BICO

03/09/2021 17:28h

Olinda Morais Tavares, mãe do Padre Josimo Tavares, faleceu vítima de uma parada cardíaca, nesta sexta-feira, 03, em Marabá, aos 82 anos de idade.  O Padre Josimo é o Mártir da Terra, internacionalmente conhecido por ter lutado na defesa dos trabalhadores rurais na região do Bico do Papagaio e foi covardemente assassinado a mando de latifundiários no dia 10 de maio de 1986, na véspera do dia das mães.

Olinda acompanhou a movimentação e homenagens ao padre desde a morte do seu filho, participando das caminhadas em defesa dos mesmos ideais que tanto representou a vida do mártir.

Diversas autoridades emitiram nota de pesar, entre elas a prefeita de Xambioá Patrícia Evelin e a Deputada Estadual Vaderez Castelo Branco, juntamente com o esposo Lázaro Botelho.

A morte de Padre Josimo

Era sábado, 10 de maio de 1986, véspera do dia das mães, quando Padre Josimo, aos 33 anos, único filho de dona Olinda, foi covardemente assassinado ao chegar ao prédio da Mitra Diocesana de Imperatriz (MA), onde funcionava o escritório da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Araguaia-Tocantins.

Em maio de 2018, foi inaugurado o Memorial Padre Josimo Morais Tavares, na entrada do Centro Diocesano de Imperatriz. O memorial, com fotos do sacerdote, encontra-se na escadaria da entrada do Centro Diocesano, o exato local no qual, em que Padre Josimo foi assassinado. 

NOTA DE PESAR

Lamentamos com profundo pesar o falecimento de Olinda Tavares, pioneira de Xambioá, que por aqui construiu muitas amizades e criou seu filho Josimo Tavares, ordenado sacerdote da Igreja Católica.

Dona Olinda era uma mulher simples que sempre se manteve firme na fé cristã e na ausência do filho se amparou nas memorias de sua luta em prol dos menos favorecidos.

Padre Josimo Tavares foi ordenado Padre em Xambioá pelo nosso primeiro Pároco Dom Cornélio Chizzini, que também foi o primeiro Bispo de Tocantinópolis nossa Diocese. Foi pároco de Wanderlândia, depois de São Sebastião e como Coordenador da Comissão Pastoral da Terra foi assassinado pelos latifundiários em Imperatriz, Estado do Maranhão.

A figura de Dona Olinda, mulher forte e destemida, apesar de pacífica é sempre atrelada à mulher Xambioense que vai à luta e não descansa dos seus objetivos.

Lamentamos profundamente sua partida e nos unimos aos que sofrem a tristeza de sua passagem às dimensões espirituais.

“Eu vim para que tenham vida, e a tenham vida com abundância.” João 10:10

Patrícia Evelin

Prefeita de Xambioá

 

Nota de Pesar - Dona Olinda Moraes Tavares

 

Foi com pesar que recebemos nesta sexta-feira, 03, a notícia do falecimento de Dona Olinda Moraes Tavares, mãe do saudoso Padre Josimo, ocorrido no município de Marabá – PA.

Neste momento tão difícil Rogamos a Deus para que dê força aos familiares e amigos, para que todos e todas tenham como lenitivo a Esperança da Ressurreição. Dona Olinda agora poderá se encontrar novamente com o filho, reconhecido internacionalmente pela sua luta pelos direitos de muitos.

Como disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente” - João 11:25-26

Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco