Aguarde, carregando...

Oposição critica Decretos com medidas de combate ao COVID-19 em Darcinópolis

Luís Poeta

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

02/02/2021 03:00h

O Prefeito de Darcinópolis Jakson Soares (MDB) conforme havia anunciado na sexta-feira, 29, emitiu decretos endurecendo a luta contra o contágio do novo coronavírus no Município nos novos dispositivos publicados nesta segunda-feira, 01, estão restrições e medidas adotadas pelo município para que o COVID-19 não avance em Darcinópolis.

Foram publicados dois decretos municipais sobre o assunto, um deles o Decreto 026 de 01 de fevereiro de 2021, dispõe sobre a suspensão de atividades educacionais, o outro o Decreto 027 de 01 de fevereiro de 2021, adota recomendações de políticas Públicas Federal e Estadual, impõe medidas restritivas e determina ações preventivas para a contenção do avanço e enfrentamento da COVID-19.

O Decreto que suspende a volta às aulas determina que “em razão da pandemia da COVID-19 (Novo Coronavírus) são mantidas suspensas as atividades educacionais em estabelecimentos de Ensino com sede no Município, Públicos ou Privados. Suspensas até que todos os Servidores da rede do Ensino Municipal estejam vacinados 100% e a população Darcinopolina 70%”.

O Decreto Municipal 027 de 01 de fevereiro de 2021 impõe que permanece obrigatório o uso de máscaras por todos os cidadãos em ambientes públicos ou de livre acesso, em transportes públicos ou privados, de uso coletivo ou individual, em estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços municipais, sendo proibido a realização de festas que provoquem aglomerações de pessoas, mas permite a realização de cultos, missas e outros rituais, quando forem observados os protocolos sanitários.

As igrejas e templos deverão disponibilizar, na entrada dos locais de celebração produtos para higienização de mãos e afastamento mínimo de um metro e meio de uma pessoa para outra, além da cobrança de uso de máscaras.

Fica proibido também a realização de atividades esportivas que provoquem aglomerações como campeonatos de futsal, futebol, vôlei, torneio de sinuca e outras atividades que demandem público até mesmo nos espaços privados por um prazo mínimo de um mês.

Penalidades

Como penalidades quem desrespeitar os decretos poderão ser mulatos em R$ 100,00 (Cem Reais), e se R$ 500,00 (quinhentos reais), se for reincidente, além de ter a suspensão do alvará e imediato fechamento do estabelecimento, bem como responsabilização por crime contra a ordem e a saúde pública por crime de desobediência.

A Prefeitura Municipal informou que as denúncias poderão ser efetuadas pelos telefones da Polícia Militar - (63)99981-2001/(63) 99246-2550 /(63) 99241-8918 ou da Secretaria Municipal de Saúde – 3423-1421.

Repercussão

Uma irmã do vereador Edmilson, a senhora Irani Euzébia é contra o decreto que proíbe qualquer tipo de evento realizado na cidade de Darcinópolis, postando em Redes Sociais que “Com apenas 4 casos ativos de Corona vírus em Darcinopolis, o todo poderoso prefeito já prepara um toque de recolher a base de decreto suspendendo todas as atividades por cerca de 30 dias.

Se referindo aos últimos boletins epidemiológicos publicados pela Secretaria Municipal de Saúde de Darcinópolis.

Sobre as aulas a mesma cidadã argumentou que “o Governador do Estado, decretou que este ano pode se voltar às aulas presenciais, porém fica a cargo dos municípios ajustarem suas demandas.”

Ainda questionando sobre os casos de contágio  ela disse que "pelo andar da carruagem aqui no nosso teremos uma geração inteira penalizada com uma onda imaginária orquestrada pelos que estão no poder.”

No sábado o Prefeito, temendo a nova onda do COVID-19 que poder está acontecendo na cidade o prefeito de Darcinópolis se reuniu com os professores, onde os educadores optaram por continuar dando aulas de modo remoto. Por não ter ainda nenhum profissional da educação ter sido imunizado o prefeito Jakson Soares relatou “que a cidade só entrará na normalidade quando tivermos 70% da população imunizada.”

Após a edição dos dois decretos, divulgados na manhã desta segunda o ex-secretário Municipal de Administração Irakitâ Belas dos Santos, que é irmão do ex-prefeito Raimundo Nonato Belas,  se manifestou contra o Decreto Municipal, acusando-o de perseguição política, tendo em vista que ele iria realizar um dos maiores campeonatos de competição de sinuca na cidade e o evento iria trazer muitas pessoas de outras cidades.

A assessoria do gabinete do prefeito afirmou que “o prefeito da cidade está preocupado com a situação e o afrouxamento das regras poderá ocasionar novas vítimas do COVID-19, a preocupação também é com as famílias que perderam seus entes queridos por complicações do novo coronavírus e para conter o avanço dos contágios resolveu decretar por 30 dias a proibição de qualquer tipo de eventos, pela segurança da população de Darcinópolis.”

Infelizmente alguns não se importam com a saúde das pessoas e querem passar por cima de todas as leis por benefícios próprios.