Aguarde, carregando...

Arapoema realiza prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde

Na oportunidade a nova secretaria da pasta foi apresentada.

Por Luís Poeta

27/10/2022 21:58h

A Prefeitura Municipal de Arapoema, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 26, a Prestação de Contas da Gestão do Sistema Único de Saúde e apresentação do primeiro e segundo Relatório Quadrimestral de Gestão – Janeiro a Abril/2022 e maio a agosto/2022.

A realização da audiência cumpriu o disposto no artigo 9º, § 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina a prestação de contas de cada quadrimestre, atendendo ainda a LC 141/2012.

Vale lembrar que o relatório obteve aprovação por unanimidade do quadro de membros do Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com o relatório dos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, o valor recebido do Ministério da saúde já superou todo o ano de 2021 e ainda teve acréscimo de 14% em relação a arrecadação do ano 2020, a projeção é que quando se finalizar o ano, este valor chegue um aumento de cerca de 25% do ano 2020 e aproximadamente 20% em relação ao ano 2021.

Ao ser indagada sobre como se deu este aumento de receitas, Jeane da Silva Moraes, que na data da reunião, que ainda era a gestora da pasta, explicou que “houve adesão a políticas públicas que anteriormente não teve adesão, só no programa Saúde na Hora, atualmente a Secretaria está arrecadando quase 23 mil reais por mês a mais que o recebimento de rotina”.

Em sua explanação, a secretária ainda lembra que no ano 2023 virão mais recursos, “já estamos trabalhando na implementação da AMENT, que é uma equipe especializada em saúde mental, serão mais 12 mil reais mensais que serão incrementados aos cofres municipais”.

Na ocasião, a gestora agradeceu toda sua equipe, a quem dedicou toda essa melhoria de arrecadação, já que o emprenho no alcance dos indicadores é constante. Apresentou também sua substituta a senhora Sônia Regina de Sousa Silva, a quem teceu elogios e se deixou a disposição para contribuir em quaisquer necessidades que surgirem, explicou que está se desligando do cargo por motivos pessoais, mas continuará prestando seus serviços no quadro de servidores da saúde, já que a mesma é efetiva do município.