string(2551) "ARAGUATINS: Morre em Goiânia o ex-deputado Luís Tolentino - Correio do Bico" ARAGUATINS: Morre em Goiânia o ex-deputado Luís Tolentino - Correio do Bico

Aguarde, carregando...

ARAGUATINS: Morre em Goiânia o ex-deputado Luís Tolentino

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

08/11/2021 12:19h

Nesta segunda-feira, 8, por volt adas 10h, faleceu  o deputado estadual constituinte, Luiz Tolentino. Ele também foi presidente da Assembleia Legislativa e estava lutando contra problemas de saúde, internado em um hospital em Goiânia. Ele estava com 81 anos e havia passado por uma cirurgia, buscava se recuperar, para então ser submetido a um segundo procedimento.

Nascido em Jacundá (PA), no dia 4 de agosto de 1940, Luiz Tolentino foi criado em Araguatins. Foi professor de Matemática e de Educação Física, supervisor censitário do IBGE, onde prestou o concurso para agente de coleta. Depois passou no concurso para o Cartório de 2º Ofício de Araguatins. Começou a se envolver na vida política enquanto secretário da Prefeitura de Araguatins, ofício que exerceu por dez anos.

Vereador em 1969, candidatou-se a prefeito em 1976 e 1982, mas não conseguiu o cargo. Disputou uma vaga para deputado estadual em 1988, elegendo-se com um expressivo número de votos. Trabalhou como relator do Regimento Interno da Constituição e também como relator adjunto, fazendo parte da Comissão de Sistematização e percorrendo vários municípios do Estado.

Assumiu a presidência da Assembleia Legislativa em seu segundo mandato como deputado estadual em 1991. Como presidente, buscou sanar a falta de infraestrutura da Casa, melhorou gabinetes, construiu anexo, instalou o sistema de ar-condicionado e iniciou o processo de capacitação dos funcionários. Foram destinados, em sua gestão, os recursos no orçamento da Assembleia para a construção da sede definitiva, dando início às obras no ano seguinte. Ficou como suplente no pleito de 1994. Conquistou a vaga de segundo suplente do senador Leomar Quintanilha nas eleições de 2006.

Luíz Tolentino será lembrado sempre como homem que fez a diferença na politica do Tocantins e servindo como inspiração para as futuras gerações.