Aguarde, carregando...

Aos 111 anos, mulher ananaense celebra longevidade e aponta o segredo: “felicidade”

Por Michelle Brasil

Por Luís Poeta

27/01/2020 03:00h

Mãe, avó, bisavó, tataravó e com 111 anos recém-completados, dona Jovelina Ferreira Cruz, possui uma saúde e lucidez de dar inveja.

Ela é mineira de Montes Claros e reside em Ananás, Norte do Estado, há mais de 50 anos, sendo considerada uma das mulheres mais idosa do bico do Tocantins. Para Jovelina, o segredo da longevidade está na vida equilibrada, saudável e com felicidade.

O centésimo décimo primeiro aniversário da idosa ocorreu nesta quarta-feira (15), porém, a festa de aniversário será celebrada domingo (19), em sua residência, ao lado dos familiares e amigos.

O motivo de adiar a festividade, segundo Jovelina, se deu pela morte prematura de Paulo Rogério, que ocorreu na última segunda-feira (13). O jovem foi vítima de afogamento nas águas do Rio Corda, próximo de Riachinho.

“Sou muito amiga do Paulo Costa, avô do Paulo Rogério. A morte desse rapaz no Rio Corda foi muito triste, ficamos todos abalados. Conheço o Paulo Costa desde pequeno. Ele é uma pessoa muito especial e o considero como alguém da minha família. Todos os anos Paulo Costa trás o bolo de aniversário para comemoramos o meu aniversário, mas com essa tragédia, não teve clima. O bolo ficou pra domingo, então, vamos celebrar juntos, como uma família, mais um ano da minha vida” ressaltou a aposentada.

De forma descontraída, a idosa disse que a vida é repleta de altos e baixos, de lutas, obstáculos, aprendizados e vitórias, que em vez de reclamar, prefere agradecer a Deus pela oportunidade de viver 111 anos de vida, harmoniosamente, ao lado das pessoas que ama.

De acordo com Vânia Braz da Silva, uma das netas de dona Jovelina, que reside em São Paulo, sua avó é uma mulher humilde, que está passando por inúmeras dificuldades, principalmente de moradia, pois a estrutura da casa é precária, e infelizmente a família não tem condições financeiras para proporcionar o conforto que ela precisa, além do mais, sua avó mesmo gozando de saúde, precisa fazer fisioterapia, exames médicos e de vista, devido ao avanço da idade. Esses exames são necessários para Jovelina obter qualidade de vida.

Vânia disse ao Portal Correio do Bico que seria bom se os médicos, empresários, políticos e moradores de Ananás e região ajudassem dona Jovelina com doações para melhorar a infraestrutura de sua casa, com a realização dos exames que ela precisa fazer com urgência e também com a aquisição do óculos de grau.

Pessoas como a centenária são cada vez mais raras no Tocantins e representam menos de 1% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, são 186 deles vivendo no estado acima dos 100 anos, numa média de longevidade de 76 anos.