Aguarde, carregando...

Vai viajar nas férias? Atualize seu cartão de vacina!

Aproveite a temporada de praia e férias protegido contra a Febre Amarela

Por Luís Poeta

13/06/2022 11:50h

Vem chegando a tão esperada temporada de praias e férias no Tocantins, e com ela deve-se tomar alguns cuidados para garantir a diversão com segurança para todos. Para aqueles que vão se deslocar à área de matas e rios é importante verificar o esquema vacinal contra a Febre Amarela.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apontam que de janeiro a maio deste ano, ocorreram dezoito casos notificados para Febre Amarela em municípios de residência no Tocantins, sendo que quatro se encontram em investigação. O Estado também registrou um óbito confirmado por Febre Amarela (importado de Santa Catarina) com Local Provável de Infecção (LPI), no Lago Angical entre os municípios de Peixe, São Salvador e Paranã.

Diante do cenário, a prevenção é o mais recomendado por especialistas no assunto. “A vacinação é a medida de prevenção mais efetiva no caso da febre amarela, com ela, podemos evitar os graves efeitos causados pelos sintomas é óbitos”, afirmou a Gerente de Vigilância de Arboviroses (SES-TO) Cristiane Bueno.

 

Além da vacinação elencada pela gerente, alguns cuidados fazem a diferença. Fique atento a algumas dicas importantes:

- A vacina para febre amarela deve ser aplicada pelo menos duas semanas antes de sua viagem.

- Macacos doentes ou mortos pode ser um sinal de alerta, caso encontre algum animal nestas condições, não se aproxime, comunique imediatamente a secretaria de saúde do município.

- Em região de mata densa, não se esqueça de usar roupas adequadas e levar repelente.

Sintomas comuns:

Geralmente, o vírus possui um estado de incubação de 3 a 6 dias e após esse período começam a aparecer os sintomas. A pessoa infectada com a febre amarela pode apresentar sintomas como febre súbita, calafrios, dores de cabeça intensa, dores nas costas, fraqueza, fadiga, vômitos e náuseas. Nos casos mais graves pode ocorrer febre alta, hemorragia e até falência dos órgãos.

O tratamento para febre amarela visa amenizar seus sintomas, em caso de suspeita consulte a unidade de saúde mais próxima. A melhor forma de prevenir a febre amarela é a vacina.