Uso de máscaras volta a ser obrigatório em Nova Olinda após aumento no número de casos de Covid
Nos últimos dias, foram registrados vários novos casos da doença na cidade tem pouco mais de 12 mil habitantes.

O uso de máscaras voltou a ser obrigatório em espaços públicos e privados, no município de Nova Olinda. A prefeitura publicou um novo decreto, após o aumento no número de casos de Covid-19 na cidade.
A medida já começou a valer. A cidade fica na região norte do estado e tem uma população estimada de 12.014 habitantes, segundo o IBGE.
Nos últimos dias, foram contabilizados 27 novos casos de infecções, número considerado alto e preocupante pela secretária Municipal da Saúde, Alessandra Cunha.
A medida também leva em consideração a circulação de novas variantes e subvariantes do Coronavírus. “Esse aumento de casos está sendo observado por todo o país. Ao que vemos, isso tem ocorrido devido às novas variantes e subvariantes do vírus. A nossa preocupação é que a cidade tenha grandes surtos, então, para evitar isso, vamos voltar com a obrigatoriedade do uso de máscaras, que é uma das principais armas nessa luta contra a Covid,” destacou a secretária.
O descumprimento da medida poderá resultar na aplicação de penalidades, como a aplicação de multas.
Até a última segunda-feira (28), o município registrou 1.774 casos de Covid-19, e 57 mortes pela doença. Na vacinação Nova Olinda soma quase 19.700 doses aplicadas.
Aumento de casos em todo o estado
O Tocantins contabilizou 1.468 novos casos de Covid-19 na segunda-feira (28), sendo que 88 foram registrados nas últimas 24 horas. O número é alto considerando o que vinha sendo registrado nos últimos meses. Desde o início da pandemia o estado soma 346.775 confirmações e 4.208 óbitos.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) emitiu uma nota técnica recomendando que os 139 municípios tocantinenses reforcem a estratégia de testagem de casos suspeitos de Covid-19, principalmente com o teste de RT-PCR.
Na semana passada, Palmas praticamente triplicou o número de confirmações para Covid-19. Por causa disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) recomendou que a população retome o uso de máscara em alguns locais.
Veja:
Em locais fechados e com aglomerações de pessoas;
Por pessoas com sintomas gripais e/ou respiratórios;
Em estabelecimentos de saúde;
Em ambiente escolar, principalmente para os alunos maiores de 5 anos;
No transporte público, para evitar a circulação do vírus;
E que sejam mantidas as medidas de proteção a Covid-19 nos comércios, igrejas, departamentos de trabalho e outros locais com grandes concentrações de pessoas como a disposição de álcool em gel, pias para lavagem das mãos com água e sabão, uso de máscara e ventilação natural.