Unidades hospitalares do Tocantins realizam mais de 300 cirurgias eletivas em 15 dias
Na primeira quinzena de fevereiro Hospitais geridos pelo Governo do Tocantins realizaram 359 procedimentos eletivos
Com grande mobilização das equipes das Unidades Hospitalares e com apoio da gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), pacientes de todo o Estado estão sendo submetidos às cirurgias eletivas que necessitam. Apenas na primeira quinzena de fevereiro foram realizados 359 procedimentos eletivos. Pacientes das filas represadas durante a pandemia agora estão sendo atendidos de norte a sul. No total, já foram realizadas 2.047 cirurgias desde o retorno em outubro de 2021.
Neste fim de semana, 14 pacientes foram submetidos a cirurgias no Hospital Regional de Paraíso, procedimentos de laqueaduras tubárias e cirurgias gerais. A unidade, durante o mês, também realizou procedimentos de hernioplastia inguinal unilateral, hemorroidectomia, histerectomia, Colecistectomia, perineoplastia, além de manter a programação de cirurgias de otorrinolaringologia.
A diretora geral do Hospital Regional de Paraíso, Leiliane Alves, reforça o empenho da equipe que já realizou 42 procedimentos neste mês. “Estamos em busca de cumprir nossa meta, nossos fins de semana são produtivos. Nossa equipe esta empenhada, com programação e gerenciamento dos nossos recursos humanos, materiais e medicamentos estamos obtendo resultados. Esforço de toda uma equipe que garante a oferta e efetividade da realização desses procedimentos”, disse.
Outras unidades também se destacaram como o Hospital Geral de Palmas com 97 procedimentos realizados, Hospital Regional de Guaraí (52), Hospital de Referência de Alvorada (32), Hospital Regional de Araguaína (29) e Hospital Regional de Miracema (21).
Opera Tocantins
Os procedimentos cirúrgicos eletivos estão sendo realizados dentro da rotina das Unidades Hospitalares e com o incentivo da Estratégia “Opera Tocantins”. Esse "upgrade" foi fortalecido após a liberação - por parte do governador Wanderlei Barbosa - de R $3 milhões que estão sendo utilizados, principalmente, para o pagamento da premiação - PAGH Cirúrgico - aos profissionais responsáveis por cada procedimento.
A estratégia do "Opera Tocantins" foi criada pela Lei Nº 3.369/2018, que dá direito ao PAGH-Cirúrgico, conferindo aos profissionais contemplados na referida norma. Os profissionais contemplados devem atuar na realização do procedimento cirúrgico eletivo em horários que não coincidam com o cumprimento de sua jornada ordinária ou extraordinária. As ações podem ocorrer aos sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e durante a semana, inclusive em período noturno e madrugada.
