Aguarde, carregando...

UFNT, comunidade e autoridades debaterão em Xambioá construção de Campus Universitário

Xambioá foi uma das cidades escolhidas para construção de novo campus universitário

Por Luís Poeta

09/12/2021 10:38h

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e a comunidade debaterão nesta sexta-feira,10, em Xambioá, assuntos relacionados à construção de um Campus Universitário no norte do Tocantins, que beneficiará estudantes e comunidades da região norte do Estado.

Diversas autoridades confirmaram que estarão presentes no evento que está previsto para se iniciar às 19h no Colégio Estadual Professora Juliana Barros.

A Universidade Federal do Norte do Tocantins é o resultado do desmembramento dos campi de Araguaína e Tocantinópolis da Universidade Federal do Tocantins, com previsão de criação dos campi de Xambioá e Guaraí.

A lei que criou a instituição foi sancionada em 2019. A universidade tornou-se efetiva após a nomeação do corpo reitoral.

A UFNT possui o campus sede, que é o de Araguaína, composto de quatro unidades: Centro de Ciências Integradas (Unidade Cimba), localizado no Setor Cimba; a Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (Unidade EMVZ), localizada no Km 112 da BR-153; o Centro de Ciências da Saúde (Unidade CCS), no bairro de Fátima, e; o Hospital Universitário de Doenças Tropicais de Araguaína (HDT-UFNT), localizado no Setor Anhanguera.

Já o campus de Tocantinópolis é composto pela unidade Centro, localizada no bairro Céu Azul, e a unidade Babaçu, localizada na Vila Santa Rita.

A UFNT prevê a construção de dois novos campi, um em Guaraí no médio norte tocantinense e outro em Xambioá na região norte do Estado do Tocantins.