UFNT celebra o sucesso do PIBID em solenidade de encerramento do Curso de Letras/Inglês
O evento marcou o término do programa que promove a formação de novos professores, unindo teoria e prática na preparação para os desafios da docência na educação pública.

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) celebrou o encerramento do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) - Curso de Letras/Inglês, com uma solenidade realizada no dia 22 de abril de 2024, no Campus Cimba, em Araguaína.
O PIBID atuou com 24 bolsistas do Curso de Letras da UFNT, 3 professoras supervisoras das escolas estaduais e a professora coordenadora de área da UFNT Elisa Alcântara.
O PIBID é uma iniciativa que tem demonstrado ser fundamental na formação de novos professores, ao promover a interação direta entre futuros docentes e a realidade das escolas públicas. O programa tem sido uma valiosa oportunidade para os estudantes do Curso de Letras/Inglês da UFNT, proporcionando a eles experiências enriquecedoras e práticas pedagógicas cruciais para sua futura atuação profissional.
Durante o evento de encerramento, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Campus Cimba e participar de três oficinas: música, jogos e conversação, coordenadas por renomados docentes da UFNT, bolsistas da Capes.
Foi destacada a presença de alunos de três escolas parceiras do PIBID: Escola Estadual Jorge Amado, Escola Estadual João Alves Batista e Escola Estadual Alfredo Nasser. A colaboração entre a universidade e essas instituições tem sido fundamental para o sucesso do programa, fortalecendo laços e compartilhando conhecimentos.
O PIBID transcende a ideia de um simples programa acadêmico; ele atua como uma ponte entre a teoria e a prática, preparando os alunos das licenciaturas para os desafios da docência e para uma educação pública de qualidade.
A participação de todos os atores ativos no progrma no evento de encerramento foi crucial para celebrar os frutos desse trabalho conjunto entre a UFNT, as escolas parceiras e os futuros professores. Foi um momento de celebração, reflexão e preparação para os próximos passos na carreira docente.