Testes rápidos para coronavírus começam a ser distribuídos; veja quantos cada cidade vai receber
Primeira remessa é de 4,2 mil testes e secretarias municipais terão que pegar os kits em laboratórios de Palmas e Araguaína. Prioridade na realização dos exames é para profissionais de saúde e segurança pública.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou nesta terça-feira (14) que vai começar a distribuição da primeira remessa de testes rápidos para o novo coronavírus no Tocantins. O Ministério da Saúde enviou 4.268 testes do tipo para o estado e eles devem ser enviados para UPAs, hospitais de pequeno porte e unidades regionais nas 139 cidades do estado.
Cada caixa dos novos kits contêm 20 testes. Os municípios com populações pequenas vão receber um ou duas caixas cada. Já cidades maiores terão mais testes, justamente por concentrar os atendimentos de saúde.
As secretarias municipais de saúde estão responsáveis por pegar os kits em dos laboratórios. Para as cidades que ficam na metade sul do estado, o ponto de entrega é o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/TO), em Palmas. As doses neste local já estão disponíveis.
Para os municípios da metade norte a entrega será no Laboratório de Saúde Pública de Araguaína (LSPA) a partir de quarta-feira (15).
A primeira remessa é destinada a fazer exames, prioritariamente, em profissionais de saúde ou de segurança pública que estejam em serviço ou pessoas que morem com trabalhadores destas áreas e apresentem sintomas. O Governo do Tocantins disse que deve receber novas remessas para o público geral ainda nesta semana.
Os testes utilizam amostras de sangue capilar ou venoso. O resultado leva 15 minutos para fica pronto, mas o exame só deve ser realizado em pacientes que estão com sintomas há mais de sete dias. O motivo é que, por causa das características da doença, o vírus não é detectado por este teste nos primeiros cinco dias da infecção.
Veja o número de testes por cidades
Palmas - 240 testes
Araguaína - 160 testes
Gurupi e Porto Nacional - 120 testes
Paraíso do Tocantins - 80 testes
Augustinópolis e Tocantinópolis - 60 testes
Vão receber 40 testes cada - Alvorada, Ananás, Araguacema, Araguaçu, Araguatins, Arapoema, Arraias, Brejinho de Nazaré, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Cristalândia, Dianópolis e Divinópolis do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Goiatins, Guaraí, Itacajá, Lagoa da Confusão, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Natividade, Nazaré, Palmeirópolis, Paranã, Pedro Afonso, Peixe, Pindorama do Tocantins, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Silvanópolis, Taguatinga, Xambioá
Todas as demais cidades vão receber 20 testes cada.
Testes rápidos começaram a ser distribuídos no Tocantins — Foto: Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins. (G1)