Técnico de enfermagem do Hospital de Referência de Xambioá é acusado de tentar abusar sexualmente de paciente
Caso aconteceu dentro de uma ambulância enquanto a vítima era transportada para uma unidade hospitalar de Araguaína. O profissional é contratado de uma empresa terceirizada que presta serviços para a Unidade Hospitalar.

Uma paciente denunciou que um dos Técnicos de Enfermagem do Hospital de Referência de Xambioá tentou molestá-la enquanto ela era transportada para uma Unidade Hospitalar que fica em Araguaína, a 120 km da cidade de Xambioá.
De acordo com informações colhidas pela reportagem, o técnico de enfermagem julgou que a paciente estava dopada e tentou lhe molestar, no intuito de consumar ato sexual com ela, no entanto a vítima percebeu a tempo e não permitiu que o ato acontecesse.
Com a coleta de informações, testemunhas afirmaram que o técnico de enfermagem, já tinha o hábito de observar as colegas, espreitando-as enquanto estas se trocam nos banheiros.
O Hospital de Referência de Xambioá é referência para pacientes dos municípios de Araguanã, Carmolândia, Piraquê, Wanderlândia, Darcinópolis, Angico, Cachoeirinha, Ananás e Araguaína, além das cidades do Pará, como São Geraldo, Piçarra e outras.
A Direção do Hospital foi acionada para se manifestar sobre o caso.
Em nota a Secretaria de Saúde informou que está tomando as providências necessárias em relação aos servidores envolvidos, inclusive com registro de boletim de ocorrência.
Nota
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que tomou conhecimento do episódio mencionado e determinou que a empresa terceirizada faça o afastamento imediato dos referidos servidores, das funções laborais no Hospital Regional de Xambioá, bem como orientou a direção da unidade hospitalar a registrar Boletim de Ocorrência.
A SES-TO ressalta que não coaduna com nenhum ato que manifesta qualquer tipo de violência, em nenhuma das suas formas. Caso haja evidências da confirmação do caso, a Pasta tomará todas as providências jurídicas e administrativas necessárias.
A SES-TO destaca que desenvolve ações constantes, para a construção de um ambiente de trabalho digno e respeitoso para todos.
Palmas/TO, 27 de abril de 2023
Secretaria de Estado da Saúde