Aguarde, carregando...

Sítio Novo do Tocantins realiza caminhada para sensibilizar a comunidade sobre a Saúde Mental

A ação contou com o apóio dos pacientes, servidores públicos , Secretaria Municipal de Saúde de Sítio Novo do Tocantins.

Por Luís Poeta

18/05/2023 13:51h

A Equipe Multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I: Caminho da Esperança de Sítio Novo do Tocantins realizou a I Caminhada da em alusão ao dia da Luta Antimanicomial com o tema Trancar Não é Tratar na manhã desta quinta-feira, 18,  com saída da frente do CAPS I na Rua Pará percorrendo as ruas da cidade e término na Avenida Tocantins, na Praça da Prefeitura.

A ação contou com distribuição de panfletos informativos para a população, motorista, motociclistas e pedestres que passavam pelas ruas da cidade, o material informativo fala sobre O Movimento da Luta Antimanicomial na luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, nesta luta, está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão tem o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que, para isto, tenham que abrir mão de seu lugar de cidadão.

Sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país, e em 1987 teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru/SP, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília. Com o lema por uma sociedade sem manicômios, diferentes categorias profissionais, associações de usuários e familiares, instituições acadêmicas, representações políticas e outros segmentos da sociedade questionam o modelo clássico de assistência centrado em internações em hospitais psiquiátricos, denunciam as graves violações aos direitos das pessoas com transtornos mentais e propõe a reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil a partir de serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares, historicamente discriminados e excluídos da sociedade.

Assim como o processo do Movimento da Reforma Sanitária, que resultou na garantia constitucional da saúde como direito de todos e dever do estado através da criação do Sistema Único de Saúde, o Movimento da Reforma Psiquiátrica resultou na aprovação da Lei 10.216/2001, nomeada “Lei Paulo Delgado”, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência. Este marco legal estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil, através do fechamento de hospitais psiquiátricos, abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação.

A ação contou com o apoio dos pacientes, servidores públicos , Secretaria Municipal de Saúde de Sítio Novo do Tocantins. Cerca de 200  pessoas participaram da ação  pelas ruas da cidade. O CAPS I: Caminho da Esperança de Sítio Novo do Tocantins foi criado em 2015, em parceria por meio de um consórcio, com as cidades de São Miguel do Tocantins, Axixá do Tocantins, Maurilândia e Itaguatins.Sítio Novo do Tocantins realiza caminhada para sensibilizar a comunidade sobre a Saúde Mental

Mas também tem atendido pacientes de São Sebastião, São Bento, Esperantina, Praia Norte, Carrasco Bonito, Angico, Augustinópolis, Buriti, Cachoeirinha, Araguatins. O CAPS I visa colaborar no conjunto de ações e serviços de saúde articulados com a finalidade de garantir a integridade da assistência à saúde. É destinado a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar.

São realizados atendimento individual; acolhimento; atendimento em grupo; visitas domiciliares; matriciamento; oficinas terapêuticas e rodas de conversas.  O mesmo conta com equipe dos seguintes profissionais :Enfermeira, Psiquiatra, Pedagoga, Psicóloga, Assistente Social, Recepcionistas, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Comida e vigia. Os atendimentos ocorrem de segunda-feira a sexta-feira.Sítio Novo do Tocantins realiza caminhada para sensibilizar a comunidade sobre a Saúde Mental

Todos os que precisam de atendimento psicológico ou psiquiátrico podem fazer o agendamento pelo telefone (63) 98423-8591 ou pessoalmente na rua Pará, número 1.215, Vila Araújo. No primeiro atendimento é necessário levar cópia dos documentos RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço.

 Sítio Novo do Tocantins realiza caminhada para sensibilizar a comunidade sobre a Saúde Mental