Sessão solene da Academia de Letras de Araguaína empossa novos imortais e outorga comenda à agitadoras culturais
Noite foi marcada pela posse de jovens escritores na Academia de Letras Juvenil de Araguaína, posse de novo imortal correspondente da Acalanto e entrega de comenda Maria dos Anjos Carreiro à ativistas cultuais
Em sessão solene da Academia de Letras de Araguaína – Acalanto, os imortais da ALJUVA – Academia de Letras Juvenil de Araguaína, tomaram posse na noite deste sábado, 18, em concorrido evento cultural na AABB, que também empossou o novo imortal correspondente da Acalanto o escritor Tiago Daniel e outorgou a comenda Maria dos Anjos Carreiro à três ativistas culturais.
A ALJUVA, cujos jovens escritores tomaram posse, foi fundada no dia 25 de abril de 2014, no aniversário da Acalanto e compreende jovens de 17 a 29 anos com produção literária que tenha interesse em difundir a literatura na cidade de Araguaína e região.
O escritor Tiago Daniel, de Tocantinópolis, que é o mais novo imortal corresponde da Academia de Letras de Araguaína, possui diversas produções literárias publicadas, além de ser também uma das referências culturais de seu município. Além de escritor o novo acadêmico é delegado de polícia, vereador e agitador cultural no município de Tocantinópolis.
A Comenda Maria dos Anjos Carreiro, que é um título honorifico de reconhecimento, foi entregue para as ativistas culturais Lia Testa, Patrícia Bringel e Maria José C. Barros.
Idealizado por José Francisco da Silva Concesso, ainda em sua 3ª gestão, à frente da ACALANTO, porém, somente seu sucessor, Alexandre Brito, pode concretizar esse projeto em 2021. O nome da Comenda é uma homenagem à acadêmica e primeira secretária executiva e primeira titular da cadeira n.º 10 da Acalanto, Maria dos Anjos Carreiro de Souza, falecida em 29 de julho de 2011.
A cantora Rute Santos fez o show musical, com seu variado repertório de canções, para abrilhantar ainda mais o evento que marcou a noite de sábado em Araguaína.

