Aguarde, carregando...

Governo do Tocantins vai contratar mais 90 vagas de UTI na rede particular

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

22/04/2021 23:21h

O Governo do Tocantins disse nesta quarta-feira (24) que além dos 36 novos leitos de UTI para Palmas e Gurupi anunciadas na terça-feira (23) pretende também contratar 90 leitos da rede particular para complementar os atendimentos do Sistema Único de Saúde. Não foram anunciadas datas para o começo da operação de nenhum destes 126 novos leitos.

O governo não especificou em quais cidades seriam realizadas as contratações. Em Palmas, até os hospitais particulares enfrentam dificuldades para acomodar todos os pacientes e a rede pública trabalha no limite da capacidade desde o fim da última semana.

Segundo a nota do governo, "a Secretaria da Saúde deve publicar, nos próximos dias, o chamamento para credenciamento de instituições privadas (com ou sem fins lucrativos), que tenham interesse em disponibilizar leitos". As UTIs serão destinadas a adultos, devem ser do tipo II e estar equipadas para lidar com as complicações típicas de síndromes respiratórias.

"Nossos leitos já estão em fase de atenção, algumas unidades hospitalares com leitos complementares já não têm leitos liberados. Com a confirmação do caso da nova variante no estado, o sistema de Saúde entra em alerta para o aumento de casos, devido ao alto grau de contaminação", disse o secretário de saúde Edgar Tollini.

Atualmente a rede pública do Tocantins conta com 138 leitos de UTI para Covid-19 no total, considerando tanto os hospitais públicos quanto os leitos de hospitais particulares administrados pelo governo. Segundo os dados do portal Integra Tocantins, atualizado diariamente pela SES, até às 20h04 desta quarta-feira (24) a ocupação era de 77% com 106 pessoas internadas. (G1 TO)