Secretaria de Educação recebe técnicos da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural em Ananás
Secretaria de Educação, Ruraltins, Secretaria de Agricultura, escolas, agricultores e técnicos discutiram as ações que compõem o programa que visa promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Nesta quinta-feira, 17, a Secretaria de Educação de Ananás recebeu uma equipe da ANATER (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) que apresentou o Programa Brasil Mais Cooperativo aos técnicos do órgão municipal e para os parceiros da ação em Ananás.
Na ocasião, estiveram presentes representantes da secretaria de educação, Ruraltins, Secretaria de Agricultura, escolas estaduais, agricultores, diretoria da Merenda Escolar e o nutricionista que orienta os profissionais na escolha e produção dos pratos que compõem o cardápio da merenda escolar.
O Encontro Municipal sobre Programa Nacional de Alimentação Escolar e Programa Alimenta Brasil propõem a expansão da aquisição de gêneros alimentícios, através de coletas de informações sobre empreendimento da agricultura familiar e realização de um diagnóstico produtivo para o fornecimento de gêneros alimentícios em programas de compras governamentais.
O Secretário de educação, Acleylton Costa, não esteve presente, mas foi representado pela Sub Secretária Lisgerla que prestou todo apoio necessário aos técnicos e parceiros para a apresentação da proposta do programa.
Programa Alimenta Brasil
O Programa Alimenta Brasil (PAB) possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Além disso, promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos, fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização, valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos, incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.
Para o alcance do objetivo, as prefeituras e instituições públicas demandantes de gêneros alimentícios são mobilizadas, sensibilizadas e assessoradas na elaboração de cardápios e editais que utilizem os produtos disponíveis na região. E para atender à demanda gerada, os empreendimentos econômicos serão assessorados na elaboração de projetos e propostas de vendas e qualificação de produtos.