Aguarde, carregando...

SAAE: vereadores de Ananás criam nova lei sobre o Sistema de Água e Esgoto

Por Luís Poeta

17/07/2019 03:00h

Por Val Sousa

 

Na manhã desta terça-feira (16) vereadores do município de Ananás aprovaram por unanimidade, uma nova lei sobre o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Dos nove parlamentares, apenas Walfredo Borges estava ausente. Os outros oito, que são Iel do Povo, Elzi Sá, Irmão Livan, Carlos Buchada, Tony Lima, Rafaelzinho das Quatro Bocas, Cicinho do São João e o presidente Zelu, foram favoráveis à nova lei.

Como pauta, assunto foi a atual situação do SAAE, que de acordo com a lei 71/1978, permitia ao município, a venda e/ou terceirização do sistema de água e esgoto, sem sequer, precisar passar pelo legislativo. A lei 0013/2019, criada durante a sessão desta terça, obriga que qualquer decisão a ser tomada sobre o sistema de água de Ananás passe pela câmara municipal.

Essa decisão foi tomada depois que o prefeito, Valber Saraiva, afirmou que iria terceirizar o serviço de distribuição de água. O gestor alegou falta de recursos para por o sistema em dia. O prefeito falou com o Correio do Bico, "Se 85% dos usuários pagasse os talões em dia não haveria necessidade de de terceirizar o SAAE", disse Valber.