Aguarde, carregando...

RIACHINHO: Prefeita Diva monta barreira sanitária na entrada da cidade para prevenção ao COVID-19

Por Michelle Brasil

Por Luís Poeta

21/05/2020 03:00h

Com três casos confirmados de pessoas contaminadas com o novo coronavírus (COVID-19) em Riachinho, Norte do Tocantins, a prefeita Diva Melo, instalou nesta quarta-feira (20) uma barreira sanitária na entrada da cidade com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Polícia Militar (PM).

Só podem entrar no município: moradores e pessoas que comprovem a realização de atividades essenciais no local. A medida foi tomada para combater a disseminação do Coronavírus.

Os veículos (carros, motos e caminhões) que são autorizados a passar pela barreira sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, são submetidos a um processo de higienização e lavagem com um composto químico formado por água e água sanitária.

Na abordagem, os profissionais de saúde de Riachinho distribuem máscaras e verificam a temperatura corporal dos motoristas e passageiros, caso seja detectado alterações, a equipe realiza o preenchimento de um formulário com a classificação de risco e em seguida são feitos testes rápidos de Covid-19.

No local, as pessoas recebem ainda orientações sobre: o uso obrigatório de máscaras de proteção; álcool gel 70%; lavagem das mãos com água e sabão; higienização de superfícies; desinfecção da residência e do próprio veículo; importância de ficar em casa; isolamento social e evitar aglomerações.

Além das orientações, estão sendo distribuídos materiais educativos sobre como prevenir o contágio do COVID-19.  

A prefeita Diva está acompanhando de perto a Operação da Barreira Sanitária que iniciou às 7h da manhã nesta quarta-feira (20), sendo encerrada no sábado (23) às 18 h.

 “A Prefeita Diva está de parabéns, fez-se presente na barreira sanitária, dando suporte e apoio a equipe de saúde. A gestora disponibilizou Epis, termômetro infravermelho digital, máscaras reforçadas e álcool gel 70%. Ela ajudou na desinfecção de veículos, entregou panfletos informativos e máscaras de proteção individual aos motoristas, passageiros, caminhoneiros” ressaltou a fisioterapeuta Danielle Brasil que faz parte da equipe de fiscalização do Covid-19 de Riachinho.