Aguarde, carregando...

Recenseadores do IBGE encontram dificuldade para entrevistar moradores em Araguaína

Devido isso, pode haver uma diminuição da população do município e os recursos do FPM podem ficar comprometido devido o número de pessoas que ficaram de fora da contagem oficial.

Por Luís Poeta

13/10/2022 10:36h

Agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Araguaína relatam dificuldade para coletar informações para o Censo 2022 no município.

Desde agosto, quando os trabalhos nas casas começaram em Araguaína, em mais de 18% dos imóveis visitados nenhum morador atendeu aos recenseadores, que estão identificados com coletes do IBGE e crachás. Nem retornou contato para que o censo os contabilize em 2022.

O IBGE aplica dois tipos de questionário. O básico, com 26 quesitos, leva em torno de cinco minutos para ser respondido. Já o ampliado, com 77 perguntas e respondido pelos domicílios, o processo dura cerca de 16 minutos.

O morador que desejar pode ser respondido por internet ou telefone. No entanto, ainda assim, é necessário ter contato com o recenseador, porque o profissional gera um ticket digital e telefona para a pessoa.

Nas situações de morador ausente, ou que o recenseador não encontre o morador na primeira visita, ele deixa um bloco de recado ou tenta o contato por telefone. Além disso, o profissional deverá retornar ao domicílio, no mínimo, mais quatro vezes, sendo que uma obrigatoriamente em turno alternativo.

O que é o Censo?

O Censo é uma pesquisa realizada a cada dez anos pelo IBGE, e a última foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. Por conta da pandemia, os dados atuais estão defasados.

Além de saber exatamente qual a população do município, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores – idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

A população brasileira é estimada atualmente em cerca de 215 milhões de pessoas. O IBGE calcula que existam hoje cerca de 75 milhões de domicílios no país.

Em Araguaína, os recenseadores temem que cerca de 40 mil pessoas fiquem de fora das contagens.

De acordo com Jailson Carvalho, Chefe do Escritório Regional do IBGE disse que "Em Araguaína corremos o risco de diminuir a população e até cair de faixa do FMP (Fundo de Participação do Município) devido a recusa do pessoal em responder os questionários do Censo 2022 e o não retorno dos moradores para responder os questionários por telefone ou pela internet. Aqui em Araguaína teremos entre os casos de recusa e o pessoal que não retorna, cerca de 7 mil domicílios ausentes, o que em média apresenta 21 mil pessoas a menos na contagem oficial. ", explica.

Ainda segundo Jailson Carvalho, “Estamos com o um déficit de mais de 18% de domicílios fora da contagem, o que tende a aumentar no decorrer do processo. Teremos aproximadamente 40 mil pessoas a menos em Araguaína, se as tendências continuarem. Como falamos a verba repassada pelo Governo Federal aos municípios, também é definida a partir dos dados coletados no Censo.”

A estimativa do IBGE é visitar 71 mil domicílios em Araguaína.

Para atender às demandas as visitas são realizadas a partir das 8 horas. Para conseguir encontrar moradores em casa, algumas dessas visitas do Censo 2022 poderão ser realizadas após às 18 horas e também aos sábados e domingos, incluindo feriados.