string(3140) "Realização de força tarefa para busca ativa por alunos está programada em Xambioá - Correio do Bico" Realização de força tarefa para busca ativa por alunos está programada em Xambioá - Correio do Bico

Aguarde, carregando...

Realização de força tarefa para busca ativa por alunos está programada em Xambioá

Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, Escolas Municipais e demais parceiros se unem para a ação

Por Luís Poeta

20/10/2021 10:09h

Uma ação realizada pela Prefeitura Municipal de Xambioá mobiliza a comunidade escolar, com intuito de realizar uma busca ativa aos estudantes faltosos, promover inclusão social pela educação e acompanhar as famílias, cujos alunos estejam em situação de vulnerabilidade social.

A busca ativa é uma atividade que visa realizar visitas às famílias e detectar de modo sensível os motivos que leva à evasão dos alunos.

Estão envolvidos no processo Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, escolas municipais e Conselho Tutelar, além de voluntários no Programa de Valorização da Educação em Xambioá.

Além do retorno às aulas a busca ativa, através de análise do Conselho Tutelar, poderá ser útil para detectar possíveis violações de direitos contra crianças e adolescentes, além de averiguação das condições socioeconômicas das famílias e com isso acionar as entidades responsáveis, como por exemplo, a Secretaria Municipal de Assistência Social para inclusão destes em programas de fortalecimento de vínculos comunitários, caso seja necessário.

A Secretaria de Educação informou que "em decorrência da pandemia, alguns alunos ainda não retornaram ao convívio escolar, o que gerou uma preocupação com relação ao índice de evasão e prejuízos no processo de aprendizagem."