Quem é o ‘Rei da Vacina’, que dobrou seu patrimônio com a Covid-19
Bilionário indiano que vendeu vacina a Bolsonaro dobrou patrimônio com a Covid-19. Sua fortuna de Cyrus Poonawalla saltou de 8 bilhões de dólares para a faixa dos 16 bilhões de dólares

O bilionário indiano Cyrus Poonawalla, fundador do Instituto Serum, que firmou parceria com a AstraZeneca e a Universidade de Oxford para produzir uma das vacinas contra a Covid-19, dobrou seu patrimônio líquido durante a pandemia.
Segundo informações da Veja, Poonawalla é a sétima pessoa mais rica da Índia. A empresa que fundou também tem destaque na produção de imunizantes contra sarampo, poliomielite e tétano.
Na pandemia, a fortuna de Poonawalla saltou de 8 bilhões de dólares para a faixa dos 16 bilhões de dólares. Parte desse ganho veio a partir da venda do imunizante Covishield mundo afora. O Brasil, inclusive, foi um dos compradores.
Ao todo, o contrato firmado entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Serum prevê a compra de 2 milhões de doses de vacina contra a Covid-19. Segundo informações da revista Veja, foram pagos 10,5 milhões de dólares pelo lote.
Além do Brasil, África do Sul, Bangladesh e Marrocos também negociam com o laboratório, que firmou acordo para estocar, a partir de abril, outra vacina contra o vírus: a “Prevent-19”, desenvolvida pela farmacêutica americana Novavax. (revistaforum)