Projeto Saúde em Ação para hipertensos é realizado em Riachinho

Na expectativa de combater o sedentarismo, motivar bons hábitos alimentares, e promover a prática de atividades físicas, a Equipe de Saúde NASF e Equipe Saúde da Família em parceria com a Prefeitura Municipal de Riachinho, Secretaria Municipal de Educação e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizaram nesta última quarta-feira (17), no Ginásio de Esportes da cidade, o Projeto Hiperdia “Saúde em Ação” em prol da saúde da população idosa de Riachinho.
Dezenas de pessoas compareceram ao evento. Na ocasião foram realizadas palestras educativas sobre medicamentos com a farmacêutica Dalila e sobre hipertensão com a enfermeira Daniela.
Também foram realizadas oficinas, jogo da memória, aferição de PA e teste de Glicemia, mural da alimentação contendo informações sobre o sal e o açúcar que ingerimos no dia-a-dia e atividades físicas com a Fisioterapeuta Danielle Brasil.
De acordo com o Secretário Nelson a pressão alta (hipertensão) em idosos ocorre por várias razões e exige cuidados especiais.
“A pressão alta é uma doença traiçoeira, porque não dá sintomas e se manifesta em qualquer idade, porém nos indivíduos com mais de 60 anos a probabilidade é maior. A hipertensão é um problema de saúde pública que merece atenção de todos. Dessa forma, o Projeto Saúde em Ação tem a finalidade de alertar a população sobre os perigos da doença e os benefícios de uma pressão saudável. É importante haver uma mudança para hábitos saudáveis de vida como o controle do peso, alimentação balanceada, prática de atividades físicas de forma regular, redução do consumo de sal nas refeições e evitar bebidas alcoólicas”, afirmou o Secretário.
A prefeita Diva destacou os grandes investimentos realizados na área da saúde do município, que vem dando resultado.
"Na nossa gestão, não medimos esforços para garantir uma saúde de qualidade à nossa gente. Investimos em estrutura, na capacitação da nossa equipe, em medicamentos e nas mais variadas ações e projetos que visam garantir a saúde e melhorar as condições de quem procura pelo atendimento em nossas unidades básicas. Com o projeto Saúde em Ação, temos o mesmo propósito e as mesmas intenções, que é melhorar de forma significativa a vida da pessoas hipertensas, trabalhando com a orientação, prevenção e tratamento", completou.
Sobre a Hipertensão
A Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, ocorre quando a pressão arterial se mantém sistematicamente igual ou maior que 140 por 90 mm/Hg. A pressão pode se elevar por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem.
A Hipertensão pode levar a diversas complicações, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, e insuficiência renal crônica.