Aguarde, carregando...

Projeto Educando com o Karatê trabalha disciplina, respeito e inclusão social em Tocantinópolis

O Projeto necessita de apoio do poder público e entidades voltadas para o esporte, cidadania e educação.

Por Luís Poeta

30/09/2023 14:35h

Uma iniciativa tem mudado a realidade das crianças de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, por meio da inclusão social pelas artes marciais, que incentivam as crianças e jovens a terem convívio social, respeitarem as normas estabelecidas para a harmonia da comunidade e valorização da família. 

As aulas de Karatê, ministradas pelo Sensei João Ribeiro Júnior, não se limitam somente a ensinar o repertório técnico da arte marcial como os golpes contundentes nos pontos vitais, pontapés, socos, joelhadas e bofetadas. As aulas ensinam os conceitos de cidadania e valorização aos preceitos sociais. 

O Projeto Educando com o Karatê, já dura cinco anos, mantido pela Associação de Artes Marciais Budokai Dojô, em aulas e treinamentos realizados na Sede da AABB  Associação Atlética Banco do Brasil e conta com vários alunos que são acompanhados pela equipe do projeto. 

O professor João Ribeiro Júnior destaca que “a gente busca utilizar o karatê como ferramenta para formar cidadãos, orientando a partir de disciplina, comprometimento, respeito e levando em consideração a parte do cuidado físico, da atividade física, que também ajuda no dia a dia da garotada que frequenta o projeto”

“Não é fácil manter o projeto, a gente não tem ajuda financeira de nenhuma entidade do governo e temos que ficar se virando para adquirir apoio para manter o projeto.” Pontua o Sensei. 

Desde o início do projeto os componentes têm buscado participar das competições, já alcançaram algumas premiações de campeões a nível nacional, em eventos organizados pela Confederação Brasileira de Karatê Interestilos. A academia de Artes Marciais Budokai Dojô, com os alunos do Projeto Educando com o Karatê são Bi-Campeões estaduais em campeonatos realizados pela Federação Estadual de Karatê. 

Veja a entrevista do sensei na íntegra aqui