Aguarde, carregando...

Programa Diversidade na Saúde promove ambiente inclusivo nas Unidades Hospitalares

O Hospital de Referência de Xambioá é uma das 14 unidades hospitalares que contam com equipe responsável para execução do programa.

Por Redação Correio do Bico

17/10/2022 13:31h

Criado em 18 de maio 2021, o Programa Diversidade na Saúde (PDS), da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), promove respeito e tolerância nas unidades da Pasta. Entre os objetivos do programa está à valorização dos profissionais, permitindo que o diálogo e respeito a cada servidor sejam praticados.

O programa é regido pela Portaria N° 298/2021/SES/GASEC de 18 de Maio de 2021, e aborda questões de diversidade, como aprendizagem intercultural, cultura, diálogo inter-religioso, identidade, orientação sexual, pessoas com deficiência, questão de gênero, raça e etnia. A forma de trabalho do PDS é a realização de ações nas unidades hospitalares, anexos e na sede da Secretaria, entre elas estão rodas de conversas sobre conscientização e respeito ao colega.

“É relevante discutir esses temas entre os trabalhadores do SUS, visto a pluralidade social que existe dentro das unidades de saúde e que alguns seguimentos da sociedade acabam sendo vistos de forma preconceituosa e que isso interferir nas relações de trabalho. Apenas o diálogo, a educação em saúde e na saúde que tem os mecanismos para uma nova cultura do respeito às diferenças entre esses trabalhadores”, explica o coordenador do Programa Diversidade na Saúde, Francisco de Assis Neves Neto.

Experiências com o programa

O fonoaudiólogo, Alexandre Araripi está à frente do PDS no Hospital Geral de Palmas (HGP) e afirma que “este é um programa de suma importância, no sentido de dar um suporte, esclarecimento e informação aos trabalhadores que aqui atuam. O HGP recebe uma gama multivariada de pessoas, com culturas e personalidades distintas, assim, o programa é uma iniciativa muito importante, que auxilia os trabalhadores na diversidade humana”, conclui.

A psicóloga e técnica em enfermagem, Luzieta Martins Aguiar, atua na brinquedoteca e no setor de humanização do Hospital Regional de Gurupi (HRG), e explica que as tratativas do Programa Diversidade na Saúde fazem diferença dentro da unidade. “Estas discussões são importantes, principalmente, para que tenhamos um ambiente mais humanizado, respeitando, acolhendo e apoiando todas as diversidades que já existem em nosso meio, e as que possam surgir tanto profissionais quanto pacientes” finaliza.  

O PDS foi o primeiro programa de diversidade de um Estado, a ter seus coordenadores presentes na reunião no Conselho Nacional de Direitos Humanos realizado em Brasília, no ano de 2021. Apresentando assim, sua relevância não apenas para o Estado, mas nacionalmente, como influência para a diversidade e respeito.

Ações Realizadas.

Desde o início das atividades, o Programa Diversidade na Saúde já realizou mais de 10 reuniões, além de capacitações, Lives, análise de dados e discussões propositivas para ampliação do programa.

Atualmente, 14 unidades hospitalares contam com equipe responsável para execução do PDS, são elas Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital Regional de Gurupi (HRG), Hospital Regional de Paraíso (HRP), Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), Hospital e Maternidade Tia Dedé, Hospital Regional de Xambioá (HRX), Hospital Regional de Araguaína (HRA), Hospital Regional de Miracema (HRM), Hospital Regional de Dianópolis (HRD), Hospital Regional de Pedro Afonso (HRPA), Hospital Regional de Arraias(HRA), Hospital Regional de Guaraí(HRG), Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) e Hospital Regional de Alvorada (HRA). Além dos hospitais, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen – TO) dispõe de servidores para execução do Programa.

A coordenação do Programa Diversidade na Saúde trabalha para implantação do programa em outras unidades da SES-TO, nas que não contam com equipe, a coordenação realiza as capacitações.