Profissionais do Magistério de Arapoema são Valorizados com Novo Plano de Carreira e Remuneração

Um momento histórico para a educação de Arapoema se concretizou com a implementação do novo Plano de Carreira e Remuneração (PCR), resultando em uma significativa valorização para os profissionais do magistério. Esse avanço é fruto do compromisso do prefeito Paulo Pedreira e do secretário municipal de Educação, Thiago Lima, com os educadores da cidade.
O novo PCR foi elaborado com base na Lei n. 11.738/2008, que regulamenta o piso salarial nacional para os profissionais do magistério da educação básica. Esse plano foi desenvolvido em estreita colaboração com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (SINTET), com o apoio da AGEDUC - Assessoria em Gestão da Educação e da PGS - Desenvolvimento Profissional e Gerencial.
O Novo PCR de Arapoema estabeleceu critérios justos para o enquadramento dos profissionais, considerando o tempo de serviço e a formação acadêmica. Como exemplo, um professor de nível médio, modalidade normal, com uma jornada de 40 horas, que estava estagnado na carreira devido ao não cumprimento do PCR em gestões anteriores e estava na classe A, agora, uma vez enquadrado levando em conta o seu tempo de serviço e nível de formação, poderá receber um salário de até R$ 6.606,22 (Seis mil, seiscentos e seis reais e vinte e dois centavos).
O Novo PCR de Arapoema é a concretização da meta 17 do Plano Nacional da Educação (PNE) e da meta 18 do Plano Municipal de Educação (PME). Além disso, demonstra o compromisso com o investimento na educação, com base em três pilares fundamentais: remuneração, formação e infraestrutura.
O prefeito Paulo Pedreira e o secretário Thiago Lima estão empenhados em proporcionar uma educação inclusiva, de qualidade e acessível a todos, por meio de investimentos na remuneração dos profissionais, reformas nas escolas e programas de formação. Esse compromisso reflete a busca pela construção de um futuro educacional mais promissor para Arapoema.