Aguarde, carregando...

Prefeitura de Xambioá inicia vacinação prioritária de idosos contra o COVID-19

Dona Carmosa de 101 anos de idade, venceu o COVID-19 no passado, recebeu nesta quarta-feira a primeira dose da vacina

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

17/02/2021 03:00h

A Prefeitura Municipal de Xambioá iniciou a primeira etapa da vacinação contra o COVID-19 no grupo prioritário dos idosos, nesta quarta-feira, 17, com a participação de duas equipes de imunização, compostas por agentes de saúde e vacinadores.

As equipes acompanhadas pelos agentes de saúde fazem a imunização dos idosos acima de 80 anos de idade na residência dos pacientes, adotando as medidas de combate ao contágio do COVID-19, instruindo também os recém-imunizados e familiares sobre a importância de seguirem as medidas definidas pelo Plano de Imunização, que deve manter o distanciamento social, usar máscaras e não se esquecerem de higienizar bem as mãos.

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que “a segunda dose da vacina será aplicada a partir do dia 17 de março, sendo de extrema importância que os idosos mantenham as medidas de prevenção.” A Secretaria de Saúde lembrou ainda “que a eficácia da vacina é garantida a partir da segunda dose, que está prevista para ser aplicada a partir do 28º dia de aplicação da primeira dose.”

Ao todo o município dispõe de 145 doses para pacientes de 80 a 89 anos e 49 doses para pacientes acima de 90 anos, todos identificados através dos cadastros dos Agentes Comunitários de Saúde de Xambioá.

A primeira idosa vacinada pela equipe de imunização foi a aposentada Antônia Resplandes de Abreu, de 84 anos de idade, que deixou seu recado de esperança e incentivo falando “vacina é saúde, devemos nos vacinar para nos prevenir de doenças. Vacina sim, ignorância nunca.”

A Prefeita Patrícia Evelin destacou a importância da vacinação “cuidar dos nossos idosos é um ato de solidariedade para com aqueles que contribuíram significativamente com nosso desenvolvimento, tendo como referência a importância de preservar a vida de todos. A imunização contra o novo coronavírus é uma chama de esperança que começa a brilhar e aquecer na luta contra a pandemia que assola o mundo todo.”