Prefeitura de Presidente Kennedy é dirigida pela Primeira Dama e filho do Prefeito afirmam servidores municipais
O prefeito de Presidente Kennedy é o empresário e agropecuarista João Batista Alves Cavalcante
Populares, servidores públicos municipais e prestadores de serviços da Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy reclamam da interferência da esposa do Prefeito Maria Lemos de Freitas Cavalcante, nomeada como Chefe de Gabinete e do seu filho Mark Frank, que não possui cargo na prefeitura, nos atos administrativos da gestão municipal.
De acordo com informações enviadas para a reportagem, além do fato de a maioria dos funcionários terem sido dispensados com a proposta de retomar as atividades no início de 2022, inclusive com conversação amistosa sobre a readmissão em janeiro, no entanto quando foram tratar sobre o retorno se depararem com a pressão pessoal de pessoas ligadas ao prefeito para que os profissionais cortem os vínculos pessoais com o ex-prefeito Ailton Francisco (PP) e lideranças da oposição, ocorre a ação de interferência direta no regime de trabalho, bem como nos moldes de pagamento dos serviços prestados, condicionando o recebimento dos valores propostos ao fato de lealdade incondicional às determinações do Prefeito.
“O Prefeito é uma pessoa até tranquila, mas não tem forças para decidir sobre o que deve ser feito na prefeitura, sempre quem manda é a esposa, que por sua vez consulta o filho Mark Frank que é empresário, no ramo de supermercados, mas sempre opina e decide o que deve ser feito ou não em Presidente Kennedy.” Afirmou uma fonte, que é servidora da prefeitura, mas que pediu para não ser identificada por medo de represálias.
Outro servidor afirmou que “A primeira dama fala abertamente que quem é do grupo do Ailton deve ser excluído da administração. Até os servidores concursados são perseguidos, mudados de postos antes ocupados para atuarem em outras funções.”
Rupturas no transporte escolar
Recentemente houve uma movimentação de universitários para que o transporte escolar universitário fosse mantido para que estudantes do município que cursam graduação ou cursos técnicos em cidades circunvizinhas possam ser transportados para as aulas regularmente. O Prefeito se reuniu com os estudantes e definiu as imposições para o funcionamento do transporte escolar.
A Secretaria de Educação do Município de Presidente Kennedy também informou que suspenderá o transporte escolar de uma estudante da educação básica da filha de uma pequena proprietária rural que reside nos limites do Município com o vizinho Guaraí, no entanto em acordo firmado em junho de 2021, que visava apoio na manutenção de estradas vicinais e o transporte escolar entre os dois municípios contemplava essa ação.
Rejeição em Alta
Uma enquete virtual realizada por um aplicativo de votação on line, a administração do prefeito foi avaliada pela população local como péssima, obtendo 77,2% da votação, 16,2% analisaram como rui, 3,4% afirmaram que a gestão é boa e apenas 2,9% optou em dizer que a gestão é ótima.
Outro lado
A reportagem não conseguiu contato com o Prefeito nem com sua assessoria, mas deixa o espaço aberto para eventuais respostas.