string(2994) "Prefeitura de Colinas do Tocantins continua com toque de recolher e medidas duras, no combate ao Coronavírus - Correio do Bico" Prefeitura de Colinas do Tocantins continua com toque de recolher e medidas duras, no combate ao Coronavírus - Correio do Bico

Aguarde, carregando...

Prefeitura de Colinas do Tocantins continua com toque de recolher e medidas duras, no combate ao Coronavírus

Por Luís Poeta

26/05/2021 15:11h

A Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que vem desde o início da gestão intensificando as medidas de segurança no município, para conter o avanço da pandemia.

O decreto que estava em vigor em 2020, continuou sendo seguido, sendo que foi preciso, que a Secretaria de Saúde, Jurídico e representantes da sociedade se reunissem para criar novos decretos, intensificando a fiscalização, proibindo consumo de bebidas alcoólicas, eventos, festas e mantendo lockdown parcial, com toque de recolher das 22h às 6h do dia seguinte.

Enquanto em outros municípios flexibilizaram as medidas, em Colinas foi mantida, por causa do aumento de casos. O Município tem um fluxo muito grande de pessoas de outros estados, por causa de caminhões que transitam para o porto seco da VLI, que mesmo sendo em município vizinho Palmeirante, em Colinas é o ponto de apoio, são mais de 600 caminhoneiros por dia.

Medidas adotadas

A Prefeitura tem buscado recursos, como compra de medicamentos, disponibilizando para pessoas que queiram tomar, o kit-covid e ampliou os leitos clínicos, eram 10, e hoje são 25.

Os atendimentos de pessoas com sintomas são realizados em três Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo que a Jarmilão Sampaio funciona também de plantão aos sábados.

Mortes pela covid-19

No Município até esta quarta-feira, 26, são: 271 pessoas em isolamento, 20 hospitalizados, 14 no município e 06 em outros hospitais, totalizando 291 casos ativos. Desde o início da pandemia foram registrados 120 óbitos. Ao todo, foram 7243 casos e destes, 6832 pessoas recuperam.

A média de mortes em Colinas (TO), é menor que no Brasil e no Estado do Tocantins. Em Colinas este ano foram 1643 casos positivos, com 54 óbitos, letalidade de 1, 53%. No Estado do Tocantins foram 79565 casos e 1517 mortes, letalidade de 1,61% e no Brasil foram 8057055 casos e 244074 mortes, com letalidade de 2, 80%.

A Prefeitura, lamenta as mortes que estão ocorrendo, e reitera que está diuturnamente buscando mais apoio dos Governos Estadual e Federal, para tentar vencer o vírus no Município e pede a colaboração de todos, para não descuidar das medidas de segurança, porque para vencer o vírus, só com a colaboração de todos. “Todos devem manter o distanciamento social, o uso de máscaras, lavar com frequência as mãos e usar álcool em gel 70%”, disse a secretária de Saúde, Maria Selineide.