Aguarde, carregando...

Prazo para regularizar título de eleitor acaba nesta segunda-feira (6), em Ananás 2016 pessoas podem ter seus títulos cancelados

Por Luís Poeta

06/05/2019 03:00h

Conforme informações do edital nº 10/2019 publicado pelo Cartório Eleitoral de Xambioá, acaba nesta segunda-feira (6) o prazo para regularização dos títulos de eleitor das pessoas que não foram votar nas três últimos eleições e não justificaram ausência para a Justiça Eleitoral.

Em Ananás, cerca de 2016 eleitores ainda estão irregulares. Os eleitores que estiverem em débito com a Justiça Eleitoral e não forem até o cartório eleitoral para regularizar a situação podem ter os títulos cancelados.

É possível conferir a situação do título de eleitor, e se é preciso regularizar a situação, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O prazo para regularização da situação e evitarem o cancelamento do titulo eleitoral é improrrogável.

Para regularizar, o eleitor deve comparecer a um cartório eleitoral  munido de documento oficial com foto e comprovante de residência. É recomendável levar o título de eleitor, também. Também será preciso pagar uma multa de R$ 3,50 por cada turno que deixou de votar.

A guia da multa pode ser emitida pelo próprio eleitor no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em qualquer situação, emitida e paga, a guia de multa deve ser apresentada em um Cartório Eleitoral, ainda hoje, para registro da regulamentação.

Os eleitores que tiverem o título cancelado não podem, entre outras coisas, obter passaporte ou carteira de identidade, fazer declaração de imposto de renda ou se inscrever em concurso público.

O TSE vai informar os eleitores que terão os documentos cancelados no dia 24 de maio.