Aguarde, carregando...

Polícia Militar forma 40 novos instrutores do Proerd e comemora 500 mil atendimentos no Tocantins

Programa de Resistência às Drogas e à Violência completa 23 anos de história e amplia sua atuação para reforçar a família na prevenção.

Por Luís Poeta

09/11/2025 10:22h

Nesta sexta-feira, 7 de novembro, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) realizou no auditório do Quartel do Comando-Geral, em Palmas, a solenidade de formatura do Curso de Formação de Instrutores do Proerd – Currículo para os Pais. O evento marcou um momento de celebração para o programa, que neste ano de 2025 completou 23 anos de história e alcançou a expressiva marca de 500 mil atendimentos realizados em todo o estado.

O curso de 40 horas/aula, distribuídas em cinco disciplinas, foi oferecido em regime intensivo, de 3 a 6 de novembro. Ao todo, 40 formandos concluíram a instrução com êxito, habilitando-se a ministrarem as lições do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) diretamente para os pais ou responsáveis.

A realização desta capacitação é uma estratégia prevista no Plano Estadual de Segurança (PES), definida como de suma importância para garantir a continuidade e a ampliação dos atendimentos do Proerd na capital e no interior do estado.

O Proerd, que está em atuação no Tocantins desde 2002 e já contemplou todos os municípios tocantinenses, é uma ação conjunta entre a Polícia Militar, as escolas e a família. O currículo Proerd Pais vem reforçar essa parceria, auxiliando as famílias a fortalecerem os fatores de proteção em seu lar, minimizando os fatores de risco por meio de informações concisas sobre o mundo dos filhos e o uso de comunicação eficiente.

"Quando a gente atende as crianças e os pais, ou seja, toda a família, isso contribui para a melhora da comunidade como um todo, partindo de casa, envolvendo a polícia e a escola junto nessa formação”, comentou a Soldado Cláudia, do 5º Batalhão (5º BPM), de Porto Nacional.

O Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Cláudio Thomaz Coêlho de Souza, parabenizou os formandos e comemorou a marca histórica alcançada:
“Parabéns a todos vocês que ajudaram a chegarmos nessa marca de 500 mil atendimentos. Os frutos estão acontecendo, e trabalhar com a futura geração é o que vai render frutos na comunidade, no combate à criminalidade. É de suma importância a Polícia Militar entrar nas escolas para convencer pelo exemplo que não vale a pena o caminho das drogas, da criminalidade. Fica aqui toda minha gratidão e meu reconhecimento a todos vocês. Digamos sempre não às drogas e à violência e sim à vida, à família e ao futuro.”

Presentes

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Chefe do Estado-Maior, Coronel QOPM Flávio Santos Brito, o Subchefe do Estado-Maior, Coronel QOPM Marizon Mendes Marques, e o Deputado Estadual e Padrinho da Turma, Eduardo Mantoan, entre outros.