Poetas do Amanhã em Xambioá terá Luís Poeta como padrinho da ação

O escritor Xambioaense Luís Alves Ribeiro, irá apadrinhar a ação de incentivo à leitura do programa educacional Parceria pela Valorização da Educação em Xambioá.
O Programa PVE como ficou conhecido por educadores, alunos, comunidade escolar e mobilizadores sociais é uma ação de retorno social à comunidade do Instituto Votorantim que possui uma unidade de fabricação de cimentos instalada em Xambioá.
A ação Poetas do Amanhã faz parte do processo de formação de novos leitores no âmbito escolar, com foco na leitura do mundo em torno do dia a dia, observando a interpretação das atividades desenvolvidas ao seu redor.
A literatura produzida pelo escritor, tem como inspiração a história, a memória e a identidade local do povo Xambioaense, com as personagens variadas da sua comunidade, sempre mostrando a vivência de sua gente em torno da formação social.
A Professora Valdemiza Cardoso, responsável pela ação destaca que “formar novos leitores é um dos grandes desafios na era da tecnologia, no entanto ao colocar em evidência a interpretação do mundo, com a leitura do ambiente e a visibilidade da história e da identidade local fica mais fácil”.
Perfil de Luís Alves Ribeiro
Xambioaense, nascido em 1987, o escritor fundou em 2003 o programa Quinta-cultural que buscava despertar os talentos da terra, já publicou os livros ‘O Siena Preto’ (2015), ‘Odes à Minha Terra’ (2016), ‘Cartas ao Tempo’ (2018) ‘Diário de Bordo (2020)’.
É imortal da Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins, ocupando a cadeira número 18 que tem como patrono o escritor Paulo Leminski.
Além disso, Luís Poeta participou de diversos movimentos culturais, é parceiro de várias instituições culturais, como a Academia Palmense de Letras e (ASPEARA) Associação dos Poetas e Escritores de Araguaína. Também foi membro fundador da ALJUVA - Academia de Letras Juvenil de Araguaína.