Pescadores, entidades ligadas a pesca e órgãos de representatividade discutem assuntos da área em Palmas
Fetopesca reuniu Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, INSS, Embrapa Pesca e HLS Brasil

Entidades ligadas a pesca no Tocantins se reuniram nesta quarta-feira, 15, para debaterem ações voltadas para o setor produtivo no Estado. A reunião aconteceu em Palmas com a presença de diversas instituições e representantes das Colônias de Pescadores, entidades representativas dos profissionais.
O Encontro Estadual da Pesca e Aquicultura foi realizado após o chamamento da Fetopesca – Federação Tocantinense dos Pescadores, onde discutiu com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, INSS, Embrapa Pesca, HLS Brasil e entidades de representação da pesca diversas questões inerentes aos pescadores do Tocantins.
O INSS apresentou assuntos como Seguro Defeso, que terá um novo valor este ano. Isso porque, o Seguro Defeso está atrelado ao salário Mínimo que, sofreu reajuste e passou a ser de R$1320. No entanto, é importante destacar que para ter acesso ao benefício, é preciso contribuir para a previdência com 2,1% do total de sua comercialização
Os pescadores que estavam presentes também realizaram a Assembleia Geral da Fetopesca e Colônias de Pescadores, deliberando sobre pautas ligadas a representatividade dos pescadores no Tocantins.
O presidente da Fetopesca Júlio Matos destacou que "a entidade tem se reunido com diversos órgãos para promover discussões voltadas para garantir que os pescadores tenham acesso à serviços de qualidade, atenção em suas atividades e valorização, dada a importância dos serviços pesqueiros no tocantins."
"Lutar pelos direitos do pescador no Tocantins tem sido uma fomra de garantir que os benefícios sociais cheguem até cada um dos profissionais que vivem da pesca." finalizou Júlio Matos.