Aguarde, carregando...

Pedra fundamental para construção do Fórum de Arapoema foi lançada nesta terça-feira, 16.

Autoridades e comunidade local prestigiaram o encontro

Por Luís Poeta

17/08/2022 15:44h

Na manhã desta terça-feira, 16, foi lançada em Arapoema a Pedra fundamental da construção do Fórum da Comarca de Arapoema, que também atenderá aos municípios de Pau D’arco e Bandeirante.

A construção fodo fórum representa um avanço na otimização de gestão dos serviços na área jurídica, uma vez que abrigará de forma sistêmica os cartórios da comarca e possibilitará que os processos sejam tratados na região com maior eficiência e celeridade.

As obras irão gerar emprego e renda para as pessoas que atuarão na edificação do prédio, que atende aos padrões estéticos propostos pelo tribunal de justiça e requer mão de obra para a construção do empreendimento. O prédio que tem uma estrutura  de 1.137,11 m2 contará com gabinetes completos, hall de entrada, protocolo/secretária, salas de depoimento especial, OAB, Ministério Público, tribunal do júri com capacidade para 69 pessoas, cela, dormitório para policial, uma sala para testemunha de defesa e outra para testemunha de acusação, sala secreta, sala de armas, Esmat, salas para Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), cartório unificado, sala para oficiais de justiça, central de mandatos, contadoria, almoxarifado, área de serviço, copa, Central de Penas e Medidas Alternativas (Cepema) e sala técnica, além de estacionamentos, paisagismo em todo o prédio, iluminação de LED em toda área externa, e postes com placa de energia.

A prefeitura de Arapoema doou o terreno em mais uma parceria pública para promoção da qualidade de vida da população local.

O presidente do TJ Desembargador João Rigo Guimarães destacou que “A construção é muito bonita. Onde vamos poder receber, em um local com melhor qualidade, o nosso jurisdicionado, que é o destinatário de todo o nosso trabalho [...] Nos preocupamos muito com a economicidade, sustentabilidade e acessibilidade, princípios que não abrimos mão”.

“Hoje estamos realizando um sonho meu e de Arapoema”, pontuou o Desembargador João Rigo Guimarães.

O Prefeito de Arapoema Paulo Antônio Pedreira destacou que “formalizar parcerias para o desenvolvimento local é uma oportunidade que faz com que o município se orgulhe. Quantas pessoas serão empregadas direta e indiretamente na construção da obra, além disso a modernização dos espaços públicos é uma necessidade que devemos sempre atender e a união entre os poderes é uma forma de promover essas melhorias. A construção do prédio que abrigará o Fórum de Arapoema irá ser um avanço na área social importantíssimo e atenderá a demanda do povo em diversos aspectos."

Estavam presentes na cerimônia com o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins João Rigo Guimarães, o Juiz titular da Comarca de Arapoema Doutor Jordam Jardim de Oliveira, os Prefeitos João Neto de Pau D’Arco, José Mário Zambon de Bandeirantes e o Prefeito anfitrião Paulo Antônio Pedreira, serventuários do Tribunal de Justiça, autoridades locais, Ícaro Araújo de Souza, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, os presidentes das câmaras municipais de Arapoema, Ricardo Carlos da Silva; e de Bandeirantes, Berks Garcia; o secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Reginaldo Menezes; o comandante do Pelotão de Arapoema, tenente Aguiar; a chefe de gabinete da Presidência do TJTO, Kênia Cristina de Oliveira; diretores do TJTO; servidores de cartórios e da comarca e a comunidade.