Pedra da Baliza na divisa do Tocantins é vandalizada e Adetuc informa que tomou providências

Neste final de semana um dos principais atrativos turísticos do Tocantins foi vandalizado, com pichações realizadas por depredadores que buscavam descaracterizar o monumento natural que fica na divisa do Tocantins com a Bahia em Dianópolis.
A Pedra da Baliza tem 6 m de altura e 1 m de perímetro, na base, levantada do chão mais de 2 metros e se destaca imponentemente, no meio da planície do cerrado, como um monumento notável. Possui a forma de uma taça e tem esse nome porque foi historicamente usada como divisa entre Bahia, Tocantins.
Na tarde desta segunda-feira, 01, a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa emitiu nota informando que está tomando as providências para promover as ações necessárias para a recuperação e responsabilização dos vândalos e adoção dos procedimentos investigatórios pelas Polícias Milita, Federal e Civil.
Confira a nota da ADETUC
Após Pedra da Baliza ser alvo de pichação, Adetuc repudia vandalismo, abre procedimento investigatório e toma providências para recuperar o patrimônio
Na tarde desta segunda-feira, 01, a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) teve conhecimento de uma pichação realizada na Pedra da Baliza, importante monumento natural que marca a divisa do Tocantins com o estado da Bahia.
O presidente da Adetuc, Tom Lyra, esclarece que já estão sendo tomadas todas as providências cabíveis para que os responsáveis por este ato de vandalismo sejam responsabilizados. Já foram adotados procedimentos investigatórios junto às Polícias Militar, Civil e Federal.
Cabe ressaltar que uma equipe do setor de Patrimônio da Adetuc já está sendo enviada ao local para que avalie o dano e verifique os procedimentos para a recuperação.
Esclarecemos, ainda, que o Governo do Tocantins repudia todo e qualquer ato de depredação ao patrimônio público e adota todas as medidas de preservação dos monumentos históricos e naturais do estado, visando ao turismo respeitoso e sustentável.