Aguarde, carregando...

Paraíso e Araguaína têm ações para vacinar adolescentes e aplicar doses de reforço nesta quarta (8)

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

08/09/2021 09:50h

Nesta quarta-feira (8), além de Araguaína, Paraíso do Tocantins também terá esquema especial de vacinação. O município da região central do estado escolheu a data para começar a imunização de pessoas a partir de 12 anos e também para iniciar a aplicação das doses de reforço em idosos.

Em Palmas e Gurupi a vacinação continua suspensa e só deve ser retomada na quinta-feira (9). Paraíso pode antecipar o retorno da vacinação porque a prefeitura emitiu um decreto transferindo a data do feriado de Nossa Senhora da Natividade, padroeira do Tocantins, para a última segunda-feira (6). Portanto, nesta quarta o município terá um dia útil normal no âmbito dos serviços municipais.
 

Paraíso do Tocantins
 
Em Paraíso, a ação começa nesta quarta-feira (8) na Unidade Básica de Saúde Araci Aires Parente (Sesp), na região central da cidade, das 8h às 17h. Na quinta-feira (9) e sexta-feira (10) a vacinação será no mesmo local, mas de 8h às 12h e das 14h às 17h30.

A dose de reforço será com o imunizante da Pfizer. Para receber a vacina, os idosos com mais de 70 anos ou imunodeprimidos deverão ter recebido a segunda aplicação há mais de 28 dias. É preciso comparecer ao local de imunização com cartão de vacina, documento de identidade (RG) e CPF.

No caso dos adolescentes, com idade igual ou superior a 12 anos, para receber a vacina é preciso comparecer a UBS acompanhados dos pais ou responsáveis.

Além dos documentos pessoais e cartão de vacina também deverão apresentar comprovante de endereço e um termo de responsabilidade preenchido pelos pais ou responsáveis. O documento está disponível no site da prefeitura.
 

Araguaína
 
Em Araguaína, quem tem entre 12 e 17 anos poderá receber vacinas em sete locais, entre 8h e 13h. É obrigatória a apresentação do formulário de consentimento dos pais ou responsáveis. O esquema é o mesmo da terça-feira.

Na cidade, a imunização também está disponível para os demais públicos prioritários. Isso vale para quem tem mais de 18 anos e ainda o público que receberá a dose de reforço. Neste último caso a vacina é para os idosos a partir dos 70 anos que foram imunizados há pelo menos seis meses e para a população com doenças imunossupressoras graves imunizadas há no mínimo menos 28 dias.
 

Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago
UBS Araguaína Sul
UBS JK
UBS Manoel Maria (Setor Cimba)
UBS Palmeiras do Norte (Setor São Miguel)
UBS Dr. Raimundo (Setor Maracanã)
UBS Dr. Francisco (Vila Aliança)