Aguarde, carregando...

Naturatins participa do 25º Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas em Natal

Com o tema central, “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”, evento foi aberto na noite desta segunda-feira, 21

Por Luís Poeta

22/08/2023 10:30h

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está representado no 25º Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). Com o tema central  “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”, o evento foi aberto oficialmente na noite desta segunda-feira, 21, em Natal (RN) e segue até sexta-feira, 25, de forma presencial e online.

Do Naturatins, participam o diretor de Gestão e Regularização Ambiental, Felipe Mansur Pimpão; a gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, Letícia Vieira Oliveira Freitas; e os servidores Waléria Figueiredo, Mateus Chagas, Leonardo Almeida Milhomens e Ayranan Leite Anunciação Suzuki.

O 25º Encob é uma realização do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas.

A organização do Encob busca possibilitar aos Comitês de Bacias Hidrográficas a identificação de oportunidades e desafios para promover a gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada e, dessa forma, apontar para toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.

O evento pretende também integrar todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, sejam públicos ou privados, para possibilitar a discussão participativa e compartilhada no setor. Visa ainda discutir os cenários futuros e estabelecer metas e diretrizes para a efetivação das políticas públicas ligadas à água em interface com o desenvolvimento.

Sobre o Encob

Os Encobs acontecem desde 1999 e, conforme os organizadores, contam com crescente participação dos entes do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil, representantes do Poder Público (municipal, estadual e federal), dos Usuários de recursos hídricos, ONGs, Universidades, bem como de outros interessados no tema água, como uma oportunidade de diálogo, de apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e fundamentalmente, conhecer os modelos atualmente implementados nos Estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento e governança das águas.