Aguarde, carregando...

Moradores de Esperantina solicitam ao deputado Fabion revitalização da estrada do Assentamento Lago Preto

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

19/08/2019 03:00h

Neste sábado (17), o deputado estadual Fabion Gomes (PR) cumpriu agenda visitando comunidades da cidade de Esperantina, município localizado na região Bico do Papagaio, a 684 km de Palmas. A convite do líder político, Reginaldo Pereira, o parlamentar participou de reunião e pôde ver de perto como vivem e quais as necessidades dos moradores do Assentamento Lago Preto.

O encontro aconteceu na residência do Sr. Aurino e, a principal reclamação dos moradores feita ao deputado, foi a revitalização e a manutenção da principal estrada que dá acesso aos 5 assentamentos da região: Lago Preto, Tocantins, Imbaúba, Boa Esperança e Mulato. Na área vivem mais de 100 famílias.

A viagem faz parte de um cronograma do deputado de conhecer o cotidiano dos moradores das comunidades rurais do Estado. Fabion, que viveu sua adolescência no interior do Tocantins, sabe da importância de ouvir os reclames destes moradores para depois levar as reivindicações aos secretários de Estado e ao próprio governador Mauro Carlesse.

De acordo com os moradores do Assentamento Lago Preto, esta foi a primeira vez que um deputado visita o local. “É importante ouvir a população rural, conhecer como ela vive, e depois buscar meios junto aos órgãos competentes para auxiliar essas pessoas”, enfatizou o deputado Fabion.

Reivindicações

O primeiro a se pronunciar foi o anfitrião da casa, o Sr. Aurino. Morador do assentamento há mais de 30 anos, disse que ele e as demais pessoas que residem nos PA’s, são prejudicados por falta da conservação da estrada. “Vivemos quase que isolados aqui. Temos nossas produções, mas, não conseguimos vendê-las na cidade devido a estrada estar em péssimas condições de tráfego”, lamentou.

Cássia Alencar, que mora há 28 anos no PA Lago Preto disse que a comunidade é esquecida pelo poder público e que dificilmente são beneficiados com investimentos que visem da qualidade de vida dos assentados. “Quando eles resolvem fazer algum tipo de revitalização nessa estrada os serviços só vêm até a ponte do Lago Preto, o restante da estrada é esquecido, assim como os moradores. Tem que começar os trabalhos desde a margem do rio até a rodovia e não deixar o serviço pela metade”, reclamou.

Ela disse também que com a falta de investimentos nas estradas vicinais do município, a produção de frutas, legumes e laticínio é prejudicada. “Aqui perdemos grande quantidade de frutas como cajá, limão, mandioca, banana, dentre outros pela simples falta da revitalização desta estrada. São apenas 14 km, mas infelizmente falta boa vontade do poder público em nos ajudar”, declarou Cássia.

O radialista Tonhão, da Rádio Jovem FM, também participou da reunião e lembrou que o deputado Fabion Gomes sentiu na pele a realidade e o sofrimento do povo do município de Esperantina. “Ele pôde comprovar que a gestão do município não se preocupa nenhum pouco com a situação e vivência da nossa comunidade”, disse.

Além disso, ele reforçou que a estrada vicinal já existe há mais de 30 anos e mesmo assim a prefeitura não se interessa em ajudar a comunidade. “Nosso município foi um dos contemplados no governo Dilma Rousseff com o kit de maquinário (patrol, caçamba e retroescavadeira) e, simplesmente, por falta de esforço da gestão, essa sociedade fica isolada. Hoje estamos no período de estiagem, mas no inverno a situação é bem difícil. Ou você tem um jet-ski, uma voadeira ou mesmo um helicóptero ou então você não consegue sair para lugar nenhum”, informou.

O radialista lembrou ainda que a maioria das pessoas falam que Esperantina é a última cidade, porém, para quem reside nela sabe que ela é a primeira do Bico do Papagaio. “Nosso município é considerado como um polo turístico e poderia ser bem mais aproveitado, mas infelizmente quando chega o período de inverno a sociedade não dá conta de escoar sua produção e sequer se locomover do PA Tocantins até a sede do município, distante apenas 18 quilômetros”, concluiu o comunicador.

Da mesma forma, Dona Quitéria Lima dos Santos, de 66 anos, disse que por falta de manutenção da estrada os serviços de saúde também deixam de ser realizados do assentamento. “Na época da campanha de vacinas não somos atendidos. Os agentes de saúde também não andam em nossa casa. Fiquei sem receber a vacina devido não informarem para nós da realização da campanha”, reclamou.

Compromisso

Demonstrando preocupação com a situação e após ouvir atentamente as reclamações dos moradores, o deputado Fabion se disponibilizou a ajudar a comunidade. “Aqui é uma região muito bonita, porém, está desvalorizada pelo poder público. Estamos aqui para ouvir a comunidade e suas demandas e tenho certeza que estes pedidos serão atendidos, pois, vejo a humildade desse povo e que pela simples falta de melhoria numa estrada vicinal estão sofrendo há vários anos”, relatou o deputado.

No sentido de buscar meios para a comunidade do PA Lago Preto e demais assentamentos da região, o deputado se comprometeu a destinar emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil reais para a revitalização da estrada. “É preciso boa vontade e compromisso por parte da gestão em propor melhorias para o povo. Eu como deputado farei o empenho da emenda e a prefeitura ou mesmo a associação de moradores irá executar. Também farei questão de fiscalizar de perto se a obra está sendo realizada dentro dos conformes”, pontuou.

Com a revitalização da estrada os agricultores terão oportunidade de produzir cada vez mais, bem como, melhorar a economia local, é o que afirma o deputado. “Vamos intervir junto aos órgãos competentes para ajudar a melhorar as condições de vida dessas comunidades. Portanto, os projetos de assentamentos da cidade de Esperantina precisam com urgência da manutenção de suas estradas que se encontram intrafegáveis”, observou Fabion Gomes

Fonte/Fotos: Dirceu Leno / Ascom Gabinete Deputado Fabion Gomes