Aguarde, carregando...

Medalhas Defesa Civil e Dom Pedro II são entregues a homenageados pelo CBMTO

A cerimônia reuniu os homenageados no Auditório do Palácio Araguaia, nesta quinta-feira, 30

Por Luís Poeta

01/07/2022 15:27h

O Comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins entregou na noite desta quinta-feira, 30, as Medalhas Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II e a Ordem do Mérito da Defesa Civil, a autoridades civis, militares e personalidades tocantinenses. As comendas fazem parte da celebração dos 30 anos de criação da corporação e contemplaram 40 pessoas. 

A Medalha Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II é a maior honraria concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar, e é endereçada àqueles com grandes serviços prestados à sociedade e, de certa forma, também ao CBM, seja nas áreas militares, esportivas, sociais, políticas, entre outras. 

No Auditório do Palácio Araguaia, a cerimônia foi bastante concorrida e teve, além dos homenageados, os familiares dos condecorados e outros convidados.

Ao todo, 21 militares da ativa e da reserva, além de políticos e outros civis, receberam a Medalha Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, enquanto cinco foram condecorados com a Ordem do Mérito da Defesa Civil.

"Essa noite de hoje é de reconhecimento às pessoas, às instituições, sejam elas do Poder Executivo, Poder Legislativo ou do Poder Judiciário. Reconhecer que elas têm contribuído e contribuem para que a gente possa dar e ter condições de chegar em melhor forma e fazer o atendimento à sociedade”, destacou o coronel Carlos Eduardo Farias, comandante geral do CBMTO.

“Uma das coisas mais importantes pra  gente é saber reconhecer quem nos ajuda, então é uma noite de festa”, completou o comandante.


O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, foi um dos homenageados. Barbosa recebeu a Medalha Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, e afirmou que é um admirador do CBMTO.  "Receber uma comenda de uma instituição tão conceituada como o Corpo de Bombeiros Militar é sempre motivo de orgulho”, disse. 

“A gente que é um admirador dessa instituição, que é uma co-irmã nossa [da Polícia Militar]. Então, neste dia, ser agraciado, é um motivo de muito orgulho e uma honra. Parabéns a toda a instituição por esse belíssimo evento", agradeceu o secretário.

A Medalha Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II foi concedida também ao coronel Adenir Fernandes Nogueira, comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, em Palmas. 

“Pra gente é importante, porque isso consolida a parceria que existe entre os Bombeiros Militares, a Defesa Civil Estadual e o Exército Brasileiro. Nós sempre estamos atuando juntos aqui no estado, tanto nas queimadas, nas enchentes, em calamidades públicas de maneira geral, então essa comenda vem não a minha pessoa, mas à instituição Exército Brasileiro, que essa parceria vem dando certo, e é um sucesso”, garante o coronel.