Manguita produtos artesanais é uma das iniciativas de destaques no empreendedorismo em Xambioá
Madalena Monteiro a empreendedora social responsável pela produção das geleias, doces e licores artesanais destaca a importância de acreditar nos sonhos e planejar os resultados para aproveitar o potencial turístico de Xambioá.

A Empreendedora Social Madalena Monteiro é a primeira entrevistada de uma série de quatro entrevistas sobre as iniciativas de sucesso, apoiadas pelo SEBRAE, empreendidas em Xambioá, que está situada a 120 km de Araguaína, possui uma história rica, que remonta aos feitos heroicos da ocupação indígena, passando pela rica rota da navegação, dando pouso nos áureos tempos do garimpo de cristal de quartzo, da extração das madeiras de lei e chegando aos dias atuais com um novo olhar social pelo turismo inteligente, com as atividades relacionadas ao Rio Araguaia, palco da Guerrilha na década de 70 e grande fonte de riquezas com o mais esplendoroso pôr-do-sol da região, que pode ser contemplado da Orla Raimundo Dias de Freitas.
Xambioá é reconhecidamente um dos municípios que possuem grande potencial para o desenvolvimento com práticas voltadas para a produção de alimentos. Na década de 90 por exemplo, lideranças locais como Isaías Araújo, Horácio Maranhão e Carlos Caxeado foi levantado a hipótese de se criar na região um polo de fruticultura, para aproveitar esse potencial dadas as condições propícias à produção de alimentos provenientes da agricultura. Nesse ambiente peculiar, de acordo com Madalena Monteiro, surgiu a ideia de aproveitar esse potencial e criar esse produto que tem encantado as pessoas que ouvem falar dos licores artesanais. De acordo com a empreendedora, que também é professora da Rede Pública de Ensino, “no ano de 2012, a Votorantim Cimentos trouxe pra Xambioá o curso de Projetos Sociais onde tive a honra de poder participar e fui desenhando o Festival da Manga, com base no cotidiano do período da safra em grande escala da manga, onde o desperdício é enorme. Pensei num projeto não só pra mim, mas com ações do aproveitamento total da manga voltadas pra comunidade.”
Todas as iniciativas de sucesso tendem a ter desafios, alguns colocam em risco o andamento das ações empreendidas dentro dos negócios e Madalena destacou que “os desafios do trabalho artesanal foram portas estreitas, mas encontrei meios de entrar sem olhar as grandes dificuldades, foi onde busquei meios ver com determinação, amor e carinho cada obstáculo. O maior desafio foi inserir a produção de licor e geleia no mercado, uma vez que todo meu produto era feito à base de uma fruta muito comum. O outro era comprar as embalagens de vidro, frete muito alto.”
Uma iniciativa de sucesso, bonita e cheia de oportunidades conta com parceiros. A empreendedora disse com muita propriedade “o sucesso vamos construindo aos poucos, sempre tive esse pensamento. Nessa oportunidade, fui valorizando a riqueza que nosso município oferece em estações frutíferas. Abri um elo gastronômico, deixei de priorizar a manga que era o carro chefe e fui usando outras frutas regionais como: a cajá, cupuaçu, coco babaçu, buriti, jenipapo, murici, maracujá... uma grandeza de sabores. O maior parceiro da Manguita Produtos Artesanais foi a Votorantim Cimentos que promoveu oficinas de doces, compotas e geleias em nosso município. Outro parceiro importante foi o Conselho Comunitário de Xambioá"
Madalena destacou ainda que "o SEBRAE que tem auxiliado a ter uma nova visão sobre o desenvolvimento do nosso produto e focar na visibilidade dos mercados, tendo como referência nossa cidade, para contribuir om os destinos turísticos inteligentes. A partir das conversas com a consultoria do SEBRAE é possível compreender ainda mais a importância de acreditar nos sonhos e planejar os resultados.”
O Sebrae vem auxiliando com seu agente de Turismo local nesse Projeto Piloto juntamente com a comunidade e poder público no enriquecimento do Turismo local.
Madalena que é uma empreendedora que acredita no potencial de Xambioá e sobretudo é uma das pessoas que contribui para o desenvolvimento com seu valioso trabalho, com sua ação junto à sociedade, empreendendo, gerando lucro e conseguindo se posicionar no mercado, com seu trabalho de excelência. Deixou uma mensagem para os xambioaenses, especialmente para os que querem empreender e assim com ela querem contribuir para o desenvolvimento de boas práticas sociais.
“Ser empreendedor é tarefa que requer persistência e coragem. Precisamos brincar como se fosse crianças em piquenique, que acredita ser grandes mesmo sendo pequenos. Assim somos nós, sem pressa e com bastante foco em nossos objetivos conseguiremos ser empreendedores de sucessos com sucesso.”
Confira a entrevista veiculada na Rádio 104,9 em Araguaína https://fb.watch/gQYaW-w1ZB/