Aguarde, carregando...

LUTO: Morte de Ronaldo Sousa deixa amigos e familiares consternados

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

11/04/2019 03:00h

Por Michelle Brasil

 

Faleceu nesta terça-feira (9) em Amsterdã capital de Holanda, o jovem ananaense de 35 anos Ronaldo Alves Brinhosa de Sousa que lutou bravamente contra a leucemia.

Naldo, como era conhecido, foi diagnosticado com câncer em meados de 2018 e desde então uma batalha pela vida foi iniciada com o apoio da família e de orações de várias igrejas.

Meses internado no hospital, remédios, quimioterapia e um transplante de medula óssea doado por seu irmão Ramilsom Alvez de Sousa não foram suficientes para curar o jovem.

Mesmo após o transplante, os médicos perceberam, por meio de exames de rotina, que a leucemia de Naldo havia voltado.

Ronaldo voltou a ficar internado no hospital, tendo que se submeter a novos exames, remédios e quimioterapia. Os médicos também estavam avaliando a possibilidade de realizar um novo transplante, porém de células estaminais saudáveis do doador no organismo de Naldo.

Debilitado, o jovem chegou a ficar em coma induzido no hospital. O coma induzido é uma sedação farmacológica controlada, isto é, um estado de inconsciência provocado pela equipe médica através de drogas sedativas para que o cérebro e o corpo descansem e possam se recuperar.

Mesmo com a saúde fragilizada, Naldo e sua família mantinham a fé e a esperança em Deus em obter a dadiva da cura. Uma campanha de oração foi intensificada em vários lugares do Brasil em prol da restauração da saúde do jovem.

Segundo informações dos familiares, o ananaense ao realizar novos exames de sangue, os resultados indicaram que milagrosamente o rapaz havido sido curado da leucemia, ou seja, não havia vestígio da doença no sangue de Naldo.

Uma árdua batalha tinha sido vencida, porém uma complicação inesperada surgiu. Os pulmões de Naldo ficaram em estado de alerta, devido o aparecimento de uma bactéria. Mesmo com tratamento médico intensificado, a bactéria pulmonar se mostrava resistente, prejudicando ainda mais a saúde do paciente, que respirava com ajuda de aparelhos.

Para combater a bactéria por meio de novos procedimentos, um ciclo de exames foi realizado novamente, e o diagnóstico foi devastador, a leucemia havia voltado mais uma vez, afligindo os médicos e os familiares.

Debilitado, infelizmente, Naldo não resistiu, vindo a óbito nesta terça-feira (9). Amigos e familiares lamentam profundamente a morte prematura do jovem guerreiro, que deixará saudades eternas.

Segundo relato dos amigos, Ronaldo era um rapaz repleto de vida, que se importava com o próximo, que buscava sempre fazer coisas boas. Além da saudade, Naldo deixa uma lição de coragem, de luta, de perseverança, de fé e principalmente de amor.

Filho dos ananaenses Luiz Alves de Sousa (conhecido como Luiz Cabecinha) e Vanir Maria de Jesus Sousa. Ronaldo tinha sete irmãos e deixa esposa e filho pequeno de 5 anos, fruto de outra relação.

Um vídeo publicado nas redes sociais pelos familiares, nesta tarde de quarta-feira (10), comunicou aos amigos que o corpo de Naldo será cremado em Amsterdã. Depois as cinzas serão levadas pelos familiares para o Brasil, para que se possa realizar um culto na Igreja Adventista de Ananás, com muitos louvores, orações e fotos do jovem em momentos felizes de sua vida.