Aguarde, carregando...

Livro sobre Histórias e Memórias da Guerrilha do Araguaia será lançado em Xambioá

Universidade Federal do Norte do Tocantins apresentará a obra literária no próximo sábado, dia 26 de agosto, no Colégio Estadual Eurico Mota. O livro é destinado a estudantes da Educação Básica

Por Luís Poeta

24/08/2023 11:31h

Conforme os professores Dra. Luiza Silva e Dr. Márcio Melo, UFNT, o livro Histórias e memórias da Guerrilha do Araguaia (Editora Le Coq, 2023) é produto de uma das ações de extensão da Universidade Federal do Norte do Tocantins, mediante edital do Projeto Enraíza, da Pró-reitoria de Extensão (PROEX).

Na apresentação, os organizadores explicam as razões dessa produção: "Trata-se da proposta de dar início a atividades acadêmicas em Xambioá (TO), inaugurando um campus que ainda se situa no horizonte do que está para ser construído, como um novo braço da universidade no estado. Pensamos, para isso, considerar um dos mais impactantes acontecimentos na região: a Guerrilha do Araguaia."

No projeto, consta a elaboração desta cartilha dedicada ao tema e ações em escolas públicas da cidade.

Participam da elaboração dos textos pesquisadores do GESTO – Grupo de Estudos do Sentido –, que há alguns anos vêm se dedicando a investigar diferentes aspectos relativos aos acontecimentos nessa região de fronteira, nos anos de Chumbo. Esses estudos dizem respeito à memória, ao confronto de narrativas, à literatura de testemunho, à necessidade de elaboração de produções acessíveis a um número maior de leitores.Livro sobre Histórias e Memórias da Guerrilha do Araguaia será lançado em Xambioá

Diferentes atores e documentos enfrentam a condenação do esquecimento, insistindo em narrar o que aconteceu num momento obscuro da história do país e da gente do lugar. Familiares de desaparecidos, vítimas diretamente impactadas por prisão e tortura, pela fome e perda de suas terras e plantações, pela perda de amigos e conhecidos continuam na linha de frente contra versões dos que negam a história, apagando seus registros e memória.

Como contribuição de nossas pesquisas, definimos como proposta a elaboração desta cartilha destinada a estudantes da educação básica, visando servir de subsídio para atividades pedagógicas que contemplem a história da região e a literatura que se produziu a partir dela, assim como a compreensão de seus efeitos num cenário de insistente violência contra trabalhadores.

Esperamos que os conhecimentos aqui trazidos suscitem novas ações, novas investigações, com interesse de estudantes e docentes por aprofundar o tema. Quiçá tenhamos a partir daqui novos autores, assumindo o dever da memória e o prazer de narrar.

Agradecemos a colaboradoras e colaboradores que se dedicaram à construção deste trabalho e a PROEX/UFNT, pelo financiamento da publicação.

A atividade do lançamento faz parte das ações de sábado letivo na unidade escolar e contará com leitura de poesias e apresentação musical pela professora e pesquisadora Rute Santos.

Bastante atento à necessidade de formação de leitores, sobretudo leitores de literatura, o diretor da unidade escolar, professor Paulo Lucena, já sinaliza para a continuidade do diálogo com pesquisadores da UFNT em trabalhos futuros. O lançamento é, pois, um começo de conversa entre docentes atentos à formação de estudantes na educação básica. Nasce, assim, pelo diálogo e construção coletiva de saberes, a semente do novo campus em Xambioá.