Levi Beltrão lança com sucesso o quarto livro de sua carreira
Amantes das artes e literatura prestigiaram, em Araguaína, o lançamento livro do Elixir de Levitar

No último dia 13, o Escritor Levi Beltrão lançou, em Araguaína – TO, no espaço La Fontana, seu quarto livro: Elixir de Levitar. O livro de poesias, exprime sentimentos, pensamentos e sensações do autor. A escritora Tânia Lúcia Zílio (prefaciadora de todos os livros do autor), declara que “O autor traz, já no título da obra, uma expectativa ansiosa de aprendizado, cura e voos alçando-nos no mais alto céu. Assim como Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach, ensina-nos que “longe é um lugar que não existe...”, aqui aprendemos que podemos percorrer mundos e ainda assim estarmos próximos, estarmos dentro, estarmos juntos.”
A obra é dedicada à todos os mestres da vida do autor, à sua mãe e primeira professora, dona Adália, aos seus professores do Ensino Fundamental, que, segundo o autor lutaram com denodo, contra a má gestão do Estado, e mesmo com condições pífias e salários atrasados, nunca deixaram faltar o ensino e a esperança. Aos mestres do presente, citando alguns de seus amigos, aos seus confrades e confreiras da ACALANTO (Academia de Letras de Araguaína) e a todos que de bom coração o tiram um pouco mais da ignorância todos os dias, assim encerra sua dedicatória.
Levi Beltrão é Economista e Designer de Interiores de formação, especialista em Docência Universitária, ator de teatro. Intérprete de Música Popular Brasileira, Pesquisador Musical para Teatro, também apresenta Saraus Literomusicais.
Desde 2001 escreve poemas, fazendo em 2011 o lançamento do seu primeiro livro “Caminho de Pedras e Rosas: Poemas Contos e Crônicas”. Em 2015, lançou o livro “PRETO NO BRANCO – Verso e Prosa”, através da Editora Protexto (Curitiba – PR), onde mais uma vez através de poesia e em prosa o autor expressa seus sentimentos em forma de textos.
Em 2018 o autor ousou lançar-se à escrita totalmente em prosa, fazendo o livro DIÁRIO DOS MEUS CEM ANOS, pela Editora Autografia (Rio de Janeiro – RJ), com uma abordagem filosófica sobre as especificidades que cercam a alma humana, e agora apresenta seu novo livro de poesias, Elixir de Levitar, através da Editora LeCoq (Araguaína – TO).
Na ocasião do lançamento e noite de autógrafos, o autor recebeu leitores, confrades e confreiras, artistas e autoridades em geral. Um público seleto e animado se fez presente. Uma mesa diretiva foi formada com a presença do Ilmo Sr. Secretário de Esportes, Cultura e Lazer de Araguaína, o Sr. Edson Carvalho de Alencar, que em sua fala leu um poema do livro em lançamento e comparou a obra do autor ao livro “A insustentável Leveza do Ser” de Milan Kondera “. Encerra sua participação dizendo que Levi Beltrão, em Elixir de Levitar nos conduz a transcender a realidade cotidiana e a desvendar a beleza das entrelinhas da existência, e que é uma dessas obras encantadoras que nos conduz a um reino de leveza e reflexão e que nos convida também a explorar a existência entre a leveza e a profundidade da existência, e que, como Kondera, ele nos faz refletir sobre nossas escolhas e as consequências. Para ele, Levi Beltrão revela-se um verdadeiro alquimista das palavras, destilando o elixir que nos permite elevar-nos acima do terreno, e por um breve momento, experimentarmos a levitação poética. Também compôs a mesa, a Escritora Symone Elias, representando o Ilmo Sr. Alexandre Gomes de Brito, Presidente da ACALANTO – Academia de Letras de Araguaína, Symone leu um poema do Livro Elixir de Levitar, depois declarou que Levi Beltrão é uma inspiração, falou da Academia de Letras de Araguaína, que anda a passos largos, mas passos bem planejados e orquestrados para promover a Literatura e incentivar a população a escrever e a declamar poesias, falou do pungente movimento literário que vem sido promovido na região do Norte do Estado do Tocantins. A Cantora e Atriz Nice Albano representou, a prefaciadora, Escritora Tânia Lucia Zílio, lendo um texto enviado por ela para a ocasião. No texto Tânia ressalta a relação familiar e sua admiração e apreço que tem pelo autor, diz também que Elixir de Levitar é mais um sonho realizado, agradece a todos que prestigiaram o evento de lançamento, dizendo que esse prestígio os devolve em troca aprendizado, alegria, descobrimento, e uma dose harmoniosa de sabedoria e de conhecimento.
Foi uma noite de muita alegria e congratulação, o autor demonstrou-se grato a todos que apreciam seu trabalho, emocionou-se ao falar do período da pandemia do COVID 19, em que ficou em casa e o contato com o público era via redes sociais. Falou de sua alegria ao ver tantas pessoas valorizando a arte e a literatura local, e que isso o incentiva a continuar com o ofício de escritor e poeta, falou de suas novas obras que estão em andamento. Os participantes do evento demonstraram muita alegria, emoção e satisfação pelo insigne acontecimento cultural promovido pelo autor e por sua nova obra.