Itamaraty pede para que todos os brasileiros que vivem na Ucrânia se desloquem para Kiev
Existem cerca de 500 cidadãos do Brasil naquele país. Orientação é para que essas pessoas mantenham contato diário com a embaixada brasileira, que tentará retirar as pessoas

O Itamaraty informou que existem cerca de 500 cidadãos brasileiros na Ucrânia. Em nota divulgada nesta quinta-feira, o órgão recomendou que essas pessoas mantenham contato diário com a embaixada do Brasil e orientou aqueles que residem em regiões mais vulneráveis aos ataques, que se desloquem para a capital ucraniana. A ideia é retirar as pessoas que queiram deixar o país.
“Solicita-se aos cidadãos brasileiros em território ucraniano, em particular aos que se encontrem no leste do país e outras regiões em condições de conflito, que mantenham contato diário com a Embaixada. Caso necessitem de auxílio para deixar a Ucrânia, devem seguir as orientações da Embaixada e, no caso dos residentes no leste, deslocar-se para Kiev assim que as condições de segurança o permitam”, recomenda o Itamaraty na nota.
De acordo com o Itamaraty, a embaixada do Brasil em Kiev permanece aberta e dedicada, com prioridade, à proteção dessas pessoas. Essa postura foi tomada desde o agravamento das tensões, que culminaram pelos ataques da Rússia àquele país.