Aguarde, carregando...

Hospital Regional de Araguaína alinha protocolo de alta segura ao paciente

A ação contou com a participação da Secretaria de Saúde de Araguaína

Por Luís Poeta

22/07/2025 10:42h

O Hospital Regional de Araguaína (HRA) e os representantes da Secretaria de Saúde do Município (SEMUS/Araguaína) realizaram uma reunião, para finalizar o protocolo de alta segura para pacientes hospitalizados. Durante o encontro, ocorrido na sexta-feira, 18, foram definidos os protocolos e as atribuições de cada órgão, visando garantir a segurança dos pacientes no momento da alta hospitalar.

Uma das principais definições foi sobre o transporte após a alta. Os profissionais de saúde devem identificar os diferentes casos e critérios que determinam a alta hospitalar. Para pacientes com mobilidade reduzida, será disponibilizado serviço de ambulância para o transporte até a residência, garantindo maior segurança.

A diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa explicou que, “a alta hospitalar ocorre quando se encerra o período de internação, seja pela melhora do quadro clínico do paciente ou em decorrência do óbito. No momento da alta, muitos pacientes retornam para casa acompanhados por seus familiares. Entretanto, em alguns casos, é necessário o uso de ambulância para garantir maior segurança durante o transporte. Isso ocorre principalmente quando o paciente ainda requer cuidados especiais ou apresenta mobilidade reduzida”.

Cristiane também destacou que para os pacientes que necessitam de cuidados mais intensivos e transporte especial, esse serviço será oferecido pelas equipes do hospital.

A secretária de Saúde do Município, Ana Paula Abadia afirmou que, “essa reunião de alinhamento sobre a alta segura do paciente, realizada hoje no HRA, é um passo fundamental para fortalecer a continuidade do cuidado e a segurança do nosso usuário. A alta hospitalar não é apenas o encerramento de um atendimento, mas um momento estratégico que exige planejamento, comunicação eficaz entre as equipes e orientação clara ao paciente e seus familiares”.

Fotos: Gláucia Mendes