Aguarde, carregando...

Governo do Tocantins celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue

Com uma programação especial as unidades da Hemorrede homenageiam todos os doadores de sangue do Estado

Por Luís Poeta

14/06/2022 16:24h

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em todos 14 de junho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou uma programação especial nas unidades da Hemorrede Tocantins. As homenagens realizadas durante todo o dia tiveram como objetivo agradecer todos os doadores e despertar a população para o ato de doar.

“A população tocantinense é a nossa principal aliada na missão de salvar vidas. É um povo solidário que a gente sempre pode contar. Então, este ano a Hemorrede se reuniu com parceiros para fazer da data um dia mais especial. Queremos homenagear todos os nossos doadores e parceiros que diariamente nos ajudam, pois sem eles nosso trabalho não atingiria nosso objetivo”, a superintendente interina da HEMOTO, Heloína Oliveira.

Na Capital, com a presença o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, o Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP) preparou um café da manhã especial, com a participação da banda de música da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO), da promotora de Justiça, Araína D'Alessandro, o oficial do 22º  Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Capitão Frederico e da equipe técnica da SES-TO, diretores e superintendentes.

“Para nós é uma felicidade participar do evento, prestigiar e homenagear cada um dos doadores que com amor praticam esse gesto de solidariedade. Eu sou doador a mais de 10 anos e sei como é importante esse gesto, que para muitas pessoas pode ser simples, mas é vital para quem está precisando de sangue”, destacou o secretário Afonso Piva.

O recruta Kayky Carvalho Rocha foi um dos 40 homens da Infantaria que compareceram ao HCP e realizou sua primeira doação. “É a primeira vez que eu faço uma doação de sangue, sempre tive curiosidade e como o Exército tem essa parceria com o hemocentro, foi a oportunidade que tive de ver como funciona, achei muito tranquilo e com certeza vou doar novamente”, destacou.

A promotora de Justiça, Araína D'Alessandro, falou sobre a campanha que o Ministério Público Estadual (MPE-TO) tem em parceria com a Hemorrede, “A ideia nasceu da necessidade que vislumbramos no final de 2020, precisávamos retornar as cirurgias eletivas e vimos a dificuldade dos hemocentros com a queda nos estoques de sangue, sofrida em decorrência dessa pandemia, assim nasceu o projeto ‘Parceiros pela Vida’”, disse.

O capitão Frederico destacou que  “temos sempre trabalhado diversas campanhas de doação de sangue no batalhão e não poderíamos deixar de estarmos presentes no Dia Mundial do Doador de Sangue, todo o 22º batalhão tem compromisso com essa causa”.

Programação

Além de Palmas, nas outras unidades da Hemorrede foram oferecidos cafés da manhã para os doadores. As programações ocorreram em Araguaína, Porto Nacional e Gurupi. Em Augustinópolis, a Unidade de Coleta celebrará o Dia Mundial dos Doadores de Sangue no dia 24 de junho com um café da manhã.