Governo do Estado impulsiona infraestrutura nos municípios tocantinenses com novos investimentos
Novo pacote prevê obras em 16 municípios. Outros investimentos devem ser apresentados nos próximos dias.

Os investimentos em infraestrutura tem sido uma prioridade do Governo do Tocantins. Com ações que permite que municípios ampliem a aplicação de recursos destinados a obras que vão desde recuperação de estradas, até reformas e construções de novos espaços, o governador Wanderlei Barbosa, assinou na manhã desta quarta-feira, 20, diversos convênios que fazem parte do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Empregos (PRO-FORTOCANTINS), que destinou aos 139 municípios, o montante de R$ 2 Milhões a serem implementados conforme a necessidade de infraestrutura de cada um deles.
Entre as cidades atendidas com recursos destinados pelo programa e executados pela Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), nesta quarta-feira, estão Aliança do Tocantins, Carmolândia, Colinas do Tocantins, Chapada de Areia, Figueirópolis, Guaraí, Novo Acordo, Novo Alegre, Pedro Afonso, Pugmil, Presidente Kennedy, Rio dos Bois, Taipas, Taguatinga, Xambioá e Rio Sono.
Para o prefeito de Rio Sono, Itair Martins, a destinação de recursos tem mudado a realidade dos municípios. “É muito bom ter essa parceria com o Governo do Estado, pois conseguimos aplicar o dinheiro de forma rápida e levar mais obras às nossas cidades”, ressaltou.
Industrialização impulsionada
Para além das melhoria da infraestrutura nas cidades, o Governo do Tocantins tem buscado fomentar o desenvolvimento econômico, através da atração de investimentos e industrialização do Estado, por meio do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), que em sua nova etapa, executará obras de infraestrutura nos distritos industriais de Gurupi e Paraíso.
O PICS consiste em uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), em parceria com Secretaria de Infraestrutura, entidades públicas e privadas, onde prevê investimentos na Infraestrutura em Distritos Industriais, os quais auxiliam nas atividades empresariais no Tocantins. Em Gurupi, a obra será de duplicação da Avenida Goiás onde margeia o Parque Industrial do município. Já em Paraíso, será construído um Anel Viário que também dará acesso ao Setor Industrial.
Mais Obras
Ainda durante a reunião, que contou com a presença de prefeitos e deputados estaduais, o secretário da Infraestrutura, Jairo Mariano, anunciou a abertura de licitação para construção do Parque Industrial de Guaraí, na região centro-norte do Estado.
Também foram anunciadas as obras de pavimentação da TO-428, no trecho entre as cidades de Santa Maria e Recursolândia, somando um total de 61,52 quilômetros de asfalto.
Atenção às demandas
De acordo com o secretário da Infraestrutura, Jairo Mariano, a determinação do governador Wanderlei Barbosa é que todos os agentes públicos estejam atentos às demandas dos municípios, principalmente no que diz respeito à infraestrutura. “As ações de infraestrutura têm sido priorizadas de acordo com a necessidade de cada município. Nós estamos aqui implementando políticas públicas que estão sendo pensadas para que os recursos cheguem realmente aonde precisam”, destacou Jairo Mariano.
Já o governador Wanderlei Barbosa frisou os investimentos em obras de infraestrutura rodoviária, a necessidade da industrialização do Estado para solidificar a economia e o embelezamento das cidades, por meio de obras que irão beneficiar a população. “É essa a transformação que queremos para o Estado, pois por onde andamos temos ouvido o povo e seus representantes. Claro, fazendo tudo com responsabilidade e priorizando as demandas do povo tocantinense”, completou o governador.