Governador Wanderlei Barbosa participa de cerimônia de formatura da Força Nacional e entrega veículos para reforçar PM do Tocantins
Na ocasião, foram entregues 12 motocicletas modelo Big Trail, 13 quadrículos e uma caminhonete L200

O governador Wanderlei Barbosa participou nesta segunda-feira, 1º de setembro, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, da formatura de 100 profissionais da Polícia Militar (PM) que concluíram a 106ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento da Força Nacional (INC). A capacitação prepara os agentes para atuação em missões da Força Nacional em todo o país. Na oportunidade, foram entregues veículos que vão compor a frota da PM, com um investimento de R$ 2.205.183,00.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da realização do INC no estado, destacando o papel da Polícia Militar tocantinense. “É uma grande honra para o Tocantins sediar um curso preparatório tão importante. Fico muito feliz em ver nosso estado com a infraestrutura necessária para qualificar homens e mulheres da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, retribuindo o apoio que já recebemos de outros estados. Parabéns aos formandos e formandas”, afirmou o chefe do Executivo.
Realizada em Palmas, a capacitação contou com 274 horas-aula e teve como foco a padronização de condutas e o fortalecimento da integração institucional, preparando os agentes para atuação em missões de defesa da ordem pública em todo o território nacional. A solenidade de formatura também reuniu representantes de São Paulo.
Para o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), coronel Márcio Barbosa, a capacitação coloca a PM no padrão exigido pela Força Nacional, reforçando a potência do estado no que se refere à capacitação e à valorização das forças de segurança. “Este momento representa muito para o Tocantins e para a Polícia Militar, formamos 100 policiais em um curso de alta qualidade. Para nós, é um privilégio receber esse curso, pois é um reconhecimento e uma deferência importante do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública ao nosso estado”, destacou o coronel Márcio Barbosa.
INC
A Instrução de Nivelamento de Conhecimento da Força Nacional (INC) é voltada para profissionais de segurança pública, como policiais militares, civis, bombeiros e peritos; e garante a padronização de procedimentos, atualização técnica e operacional, além de preparar os agentes para atuarem de forma integrada em operações da Força Nacional. No Tocantins, o curso foi direcionado a policiais e bombeiros militares, qualificando-os para apoiar os estados em situações de desastres naturais, crises de segurança e demais missões especiais.
O diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Fernando Alencar de Medeiros, agradeceu ao governador Wanderlei Barbosa pela atenção com a segurança pública e a parceria com a Força Nacional, destacando o empenho dos formandos que, agora, estão qualificados para servir em missões por todo o Brasil. “É uma honra participar deste momento, todo esse esforço em treinamento, capacitação e equipamentos tem um único objetivo: levar tranquilidade ao cidadão. Tenho muito orgulho de integrar a Força Nacional e estou à disposição para servir e ajudar nossa população em qualquer lugar do Brasil”, comentou o coronel Fernando Alencar de Medeiros.
Representando todos os alunos e alunas, a formanda Jéssica Barros Aguiar celebrou a conclusão do curso, reforçando a prontidão de todos para atuar na Força Nacional. “Hoje [1º de setembro], encerramos uma jornada intensa de aprendizado e superação. Aprendemos a agir com legalidade, preservar vidas e apoiar outros órgãos em todo o Brasil, abrimos mão de momentos com a família, mas ganhamos conhecimento, experiência e mais de 100 irmãos de farda. Estamos prontos para servir com coragem, dignidade e união”, comemorou Jéssica.
O capitão André Alves da Silva, da Polícia Militar de São Paulo, foi um dos formandos de fora e destacou que a experiência no Tocantins fez toda a diferença, principalmente pelas diferenças de clima e geografia entre os estados que, segundo ele, são fundamentais na atuação na Força Nacional. “O curso foi um grande desafio, principalmente pela diferença de geografia e pelo clima, ao qual não estamos acostumados. Mas considero isso fundamental para a formação de quem vai atuar na Força Nacional, já que não existe um local fixo de atuação”, afirmou.
Entrega de veículos
Durante o evento, foram entregues veículos que vão reforçar a PM, totalizando um investimento de R$ 2.205.183,00. A doação foi fruto de emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes, por meio do Convênio nº 941279/2023, firmado com o Departamento Calha Norte do Ministério da Defesa. Ao todo, foram entregues 12 motocicletas modelo Big Trail, 13 quadrículos.