Aguarde, carregando...

Governador Wanderlei Barbosa assina Termo de Cooperação Técnica entre Estado e Associação Amigos do Palacinho

Ato integra a programação da 22ª Semana Nacional de Museus no Tocantins, que ocorre de 13 a 18 de maio, em Palmas

Por Luís Poeta

13/05/2024 19:38h

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, realizou nesta segunda-feira, 13, a abertura do cronograma de atividades da 22ª Semana Nacional dos Museus no Tocantins, que segue até o sábado, 18. O evento, que ocorreu no Palacinho, em Palmas, contou com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Estado e a Associação Amigos do Museu Palacinho (Amigos do Palacinho). O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), também estará presente na programação, com ações na Casa da Memória, em Lajeado. 

O Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido como Palacinho, foi a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins, sendo o primeiro edifício construído em Palmas. A assinatura do Termo de Cooperação se fez necessária em função da recriação da Secult, em março de 2023, uma vez que o mesmo era firmado com a extinta Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). Agora, o documento é firmado entre a Secult e a Associação Amigos do Museu Palacinho – Instituto Palacinho. 

"Hoje [segunda-feira, 13], assinamos um importante compromisso do Estado com a preservação da nossa história. Não vamos nunca deixar de nos comprometer com a história do Tocantins e de todos aqueles que ajudaram a construí-la", destacou o governador Wanderlei Barbosa, ao reforçar a importância do Palacinho para o Tocantins. 

Semana Nacional de Museus no Tocantins 

Seguindo a temática nacional Museus, Educação e Pesquisa, a 22ª Semana Nacional é mobilizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). No Tocantins, as atividades serão realizadas na Casa de Memória de Lajeado e no Museu Palacinho. "Serão palestras, oficinas, roda de conversa, entre outras atividades", ressaltou o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, ao convidar a população para que participe do evento.

O idealizador da Associação Amigos do Museu Palacinho e conselheiro decano do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), José Wagner Praxedes, comemorou o evento e a assinatura do termo. "O museu do Palacinho é o mais importante do Tocantins. Nós, do Instituto, ficamos felizes pelo compromisso do governo de seguir zelando desse espaço, que representa o início e o desenvolvimento de toda a história do Tocantins", enfatizou o conselheiro.

Presente da solenidade, o presidente do TCE/TO, conselheiro André Matos, parabenizou o Governo do Tocantins pela preocupação com a preservação da história e cultura do Estado. "O Estado que quer futuro, preserva o passado e o nosso passado passa aqui pelo Museu Palacinho, e por todas as iniciativas desenvolvidas para que hoje tenhamos o Estado que temos", pontuou o presidente do Tribunal. 

Todo o evento é mobilizado no país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2024, a proposta do tema instituído pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa.