Aguarde, carregando...

Falece ex-prefeito de Palmas e Colinas do Tocantins Odir Rocha

Diversas autoridades lamentam o falecimento de Odir Rocha, aos 81 anos de idade.

Por Luís Poeta

04/05/2022 20:32h

O ex-prefeito de Palmas Manoel Odir Rocha, faleceu na noite desta quarta-feira, 04, aos 81 anos de idade. Ele estava fazendo um tratamento contra um câncer no fígado, mas não há confirmações sobre as causas do óbito. 

A Academia Palmense de Letras, a qual participava desde sua fundação, confirmou sua morte.

De acordo com informações ele estava internado desde a semana passada, com quadro de hemorragia digestiva. 
 

Médico, poeta e político
 
Manoel Odir Rocha nasceu em Araguari (MG) em 1941, filho de Elias de Araújo Rocha e de Rosa Rodrigues Rocha. Médico formado pela Pontifícia Universidade Católica, do Paraná, ele também era escritor e poeta, membro da Academia Tocantinense de Letras, ocupante da cadeira nº 29 e da Academia Palmense de Letras nº 12.

Em 1989, logo após a criação do Estado do Tocantins foi eleito prefeito de Colinas do Tocantins, assumiu o cargo de secretário de Ação Social e Habitação no mandato de de Palmas, ao terminar o mandato de prefeito.

Ficou como primeiro suplente de deputado federal em 1994, assumiu o mandato e foi convidado para ser secretário do governo estadual do Tocantins, em 1996, foi eleito como terceiro prefeito da história de Palmas.

Siqueira Campos o nomeou como presidente da Agência de Desenvolvimento do Tocantins e Depois voltou a ser secretário municipal de Palmas.

O Tocantins perde um grande poeta, contista, cronista e pesquisador em história regional, que representou o estado na Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, da União Brasileira de Escritores e membro correspondente da Academia de Letras e Artes de Araguari-MG e da Academia de Letras do Sudeste do Pará - Marabá - PA

Publicou diversos livros como Terracanto, Do Amor à Terra, Caminhada, Auscutando a Vida, Ibopajá e Empina-se Pipa na Terceira Idade?, todos lançados pela Editora Kelps, de Goiânia.

Autoridades lamentam

Nota de pesar: Odir Rocha

Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas e Colinas do Tocantins, nosso amigo Manoel Odir Rocha, ocorrido na noite desta quarta-feira (04).

Médico e escritor membro da Academia Palmense de Letras, Dr. Odir deixa um legado de trabalho indelével na vida pública.

Neste momento de dor e tristeza, rogamos a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos, especialmente de sua esposa, Dona Dirce Rocha e suas três filhas, para que todos tenham como lenitivo a esperança da ressurreição.

(Disse Jesus) "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus". (MT. 5:7-8)

Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco

NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que lamentamos o falecimento de Odir Rocha, líder político, médico e escritor, nesta quarta-feira (04). Ele deixa em seu legado a marca de uma gestão popular quando prefeito de Palmas (1996), bem como por suas narrativas nas linhas das obras publicadas e serviços prestados à população.

O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva do Sebrae se solidarizam com a família em luto e expressam condolências e votos de consolo e paz.

_Rogério Ramos - Presidente do Conselho do Sebrae_
_Moisés Gomes - superintendente do Sebrae_
_Eliana Castro - Diretora técnica_
_Jarbas Meurer - Diretor de Administração e Finanças_