Aguarde, carregando...

Falece Ângelo Bruno, professor, escritor e membro fundador da Acalanto - Academia de Letras de Araguaína

Escritor foi pioneiro na educação em Xambioá, Araguaína e Norte do Tocantins

Por Redação Correio do Bico

12/11/2023 09:00h

Falece em Goiânia, aos 87 anos, o professor, escritor, religioso orionita e membro fundador da Acalanto- Academia de Letras de Araguaína, Ângelo Bruno.

O decano da Acalanto era um dos entusiastas da literatura no Norte Tocantinense, onde se destacou como um dos pioneiros na arte escrita, tendo lançado vários livros de temas variados, sempre primando pelo trato com as palavras e explorando de forma ímpar a criatividade quando escrevia os seus textos que se eternizaram em livros como Duas Pátrias e um só Coração, Epopeia, Eis-me aqui Senhor, dentre vários títulos. 

Ângelo Bruno nasceu em Fossano, na Itália, no dia 02 de janeiro de 1936, chegando ao Brasil em 1956, Estudou Matemática na Universidade Federal de Goiás, residiu por alguns anos em Xambioá e em Araguaína é casado com Alaiz Martins Bruno, pai de Aloisio Orione, Angelo Junior, Alysson e Alessandro, sendo avô de oito netos, na ACALANTO – Academia de Letras de Araguaína, Tocantins, ocupava a cadeira nº 03, cujo patrono é o sacerdote Xambioaense Padre Josimo Tavares.

O velório do escritor acontece na Capela da Pax Social em Araguaína e o sepultamento está previsto para acontecer às 09h desta segunda-feira em Araguaína. 

Sobre Ângelo Bruno escreve, Alexandre Gomes de Brito, o presidente da Acalanto "dono de uma energia irrefreável, foi um brilhante disseminador das artes, da cultural e das letras, nesta vasta região, desde que aqui aportou proveniente das plagas italianas, com o objetivo precípuo de consolidar a Missão Orionita no então Norte de Goiás."